Skip to main content

 

Gado nelore na Expogenética. (Foto: Divulgação)

 

A Expogenética está movimentada em Uberaba (MG). A feira, cuja abertura aconteceu no sábado passado, é a única que apr esenta todo o avanço dos programas de melhoramento genético feitos no Brasil. Além disso, é o palco de discussões acerca do presente e do futuro do melhoramento genético de todas as raças zebuínas, entre elas, a nelore, a brahman, a guzerá, a tabapuã, a gir leiteiro, a sindi e outras.

Vale a pena estar em Uberaba. É a oportunidade para conhecer e adquirir animais comprovadamente melhoradores.Tem leilões, negócios com touros em currais e etc

E esta segunda-feira, dia 20, representa um marco para a pecuária brasileira. É a divulgação dos primeiros dados de avaliação genômica de animais nelore. As informações estarão no sumário unificado produzido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), através do Programa de Melhoramento Genético do Gado Zebu, em parceria com a atuante Embrapa de Campo Grande.

Atenção: “É um grande projeto ao qual temos dedicado desde o início de nossa gestão. Essa é a primeira etapa, já que o Projeto Genômica ainda está em curso. Atualmente, existem cerca de 13 mil animais genotipados e a meta é genotipar 100 mil animais até 2019, incluindo todas as raças zebuínas”, informa o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.
Pesquisadores da ABCZ e da Embrapa trabalham em conjunto na condução das avaliações genéticas genômicas nacionais dos zebuínos desde o dia 24 de maio último, quando as duas instituições assinaram um acordo de cooperação técnica.

“A genômica trás agilidade para o processo de seleção. Conseguimos identificar mais cedo quais são os reprodutores que devem ser utilizados para produzir as próximas gerações a fim de aumentar o progresso genético nas características de importância econômica”, diz Henrique Ventura, superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ. A ExpoGenética termina dia 26, domingo próximo. Eu devo ir para lá.
Source: Rural

Leave a Reply