Skip to main content

Queimada em canavial (Foto: Amilton Vieira/Editora Globo)

 

Após vários dias de tempo bastante seco entre as áreas do Paraná, de São Paulo e também de Mato Grosso do Sul, uma frente fria conseguiu avançar do Sul para o Centro-Sul do país e trazer de volta as instabilidades. No início de agosto, o tempo mais úmido e a incidência de chuvas devem persistir nas áreas entre Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Porém, a chuva ocorre de forma bastante irregular e, portanto, em algumas áreas produtoras não será o suficiente para reverter o quadro de déficit hídrico. Inclusive, a chuva deve alcançar algumas áreas produtoras de café do Sul-Mineiro, Mogiana e também do Triângulo Mineiro — região onde não há previsão de muita chuva e os acumulados nos próximos quinze dias não devem passar dos 30 milímetros. 

No Centro-Norte brasileiro, o tempo seco continua predominando, há risco do aumento do número de casos de incêndio e também de baixíssima umidade do solo na região. 

Confira, no vídeo abaixo, o boletim meteorológico com Heloisa Pereira, da Somar Meteorologia: 

 

 

Os dados são da ferramenta Agrosomar, que oferece previsões de curto e longo prazo, além de previsão climática, para auxiliar o agricultor no planejamento da rotina e estratégia de trabalho para as próximas estações. 

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply