Skip to main content

De acordo com a Mensch, o café apresenta propriedades benéficas à pele no seu estágio de maturação verde (Foto: Divulgação/Mensch)

O café é um grão rico em aminoácidos, minerais, lipídios, açúcares e vitaminas. Os benefícios de seu consumo moderado apontados por estudos são inúmeros. Entre eles, estão alguns bem conhecidos pelos apreciadores do café, como a sensação de bem-estar, a melhora do desempenho cognitivo, da concentração e do aprendizado.

Mas o café vai além disso tudo. Os estudos indicam que ele pode prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas em geral, como, por exemplo, demência e mal de Alzheimer, e também a depressão.

Além da bebida, o grão também tem suas vantagens em, digamos, outros formatos. Ele tem sido usado como matéria-prima para a produção de cosméticos. Isso porque ele pode agir como um grande aliado na hidratação da pele, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e lipolíticas (ajudando na digestão de gorduras).

Uma das marcas de cosméticos que apostou nisso foi a Mensch. A empresa, que tem linhas para pele, barba e cabelo, utiliza o óleo do café arábica extraído do grão ainda verde, antes de passar pelo processo de torrefação que o deixa apropriado para beber. “É a primeira vez que a marca usa o óleo em um produto”, explica Michael Neves, diretor da Mensch. “No estágio de maturação verde, o fruto apresenta altos teores de princípios ativos benéficos à pele”. 

Neves conta que a matéria prima de café usada pela empresa vem da Cooxupé, cooperativa agrícola de Guaxupé (MG). “Eles tem como foco principal a integração ambiente e cultivo, então todo o processo é sustentável”, explica. “Da prensagem do grão, por exemplo, sobra o que chamamos de ‘torta de café verde’, que é em seguida purificada e moída. O resultado são micro grânulos com leve ação esfoliante que utilizamos em nosso esfoliante facial”.

Os produtos com esse diferencial começaram a ser comercializados em junho deste ano. “Por ser uma linha nova e devido ao pouco tempo que os produtos estão disponíveis no mercado, as vendas estão acontecendo de forma gradativa, mas bem positiva dentro do nosso planejamento”, diz Neves.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply