Skip to main content

Auditores agropecuários federais entraram em greve nesta terça-feira em protesto à votação do Projeto de Lei do Autocontrole (PL 1.293/2021). A paralisação deve durar até a quarta-feira (15/06).

LEIA TAMBÉM: Não necessitamos da Amazônia para expandir agronegócio", diz Bolsonaro

Os auditores são responsáveis por fiscalizar e registrar os produtos agropecuários (Foto: Reprodução/Anffa)

 

Em nota, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) afirma que a PL ameaça a segurança alimentar do País, e que a greve também se dá pela reestruturação da carreira, que ainda não foi atendida pelo governo federal.

Segundo o sindicato, a medida foi tomada pela insatisfação geral da categoria com o descaso do governo quanto à reestruturação da carreira dos auditores fiscais federais agropecuários (affas), o que inclui perdas inflacionárias e defasagem salarial de cinco anos. Também reivindicam concurso público para suprir a demanda de mais 1.620 affas.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

A entidade aponta que também vem tentando ampliar o debate sobre a PL do Autocontrole, que terceiriza a auditoria e a fiscalização, atividades típicas de Estado. "A ideia é que a sociedade seja melhor informada, com audiências públicas em comissões como a de Defesa do Consumidor e de Saúde", disse.

Para atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas perecíveis e de animais domésticos para viagens, a entidade informa que haverá "ritmo normal de trabalho".

saiba mais

Bolsonaro é criticado por discurso na Cúpula das Américas

Fiscais agropecuários decidem fazer "greve de alerta"

 

 

De acordo com a Anffa, a paralisação não prejudicará a realização de diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas importantes para o Brasil, de prevenção à febre aftosa, a Peste Suína Africana (PSA) e outras doenças que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário. O Sindicato afirma, ainda, que divulgará novos rumos da mobilização, conforme definição em votação interna.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply