Skip to main content

Os contratos futuros do café arábica fecharam em baixa nesta quinta-feira (16/12), na ICE, caindo ainda mais em relação ao pico de 10 anos da semana passada, enquanto os preços do açúcar bruto subiram.

O café arábica para março fechou em queda de 0,45 centavo de dólar, ou 0,2%, a 2,3685 dólares por libra-peso. O mercado avançou na última semana para um pico de 10 anos de 2,5235 dólares. O café robusta para março caiu 4 dólares, ou 0,2%, para 2.299 dólares a tonelada.

Café (Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.)

 

Operadores disseram que as visitas às safras no Brasil continuaram encontrando resultados mistos, com alguns sugerindo que as chuvas recentes podem ter melhorado as perspectivas para a safra do próximo ano, após a seca e geadas em meses anteriores.

A safra de café do Brasil atingiu 47,7 milhões de sacas de 60 kg neste ano, uma queda de 24,4% em relação à produção recorde registrada em 2020, disse a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira, observando que a produção foi fortemente afetada pela seca.

O clima tem se tornado mais seco no principal produtor de robusta, Vietnã, permitindo que a colheita prossiga, mas uma tempestade que se aproxima, se atingir a região de cultivo das Terras Altas Centrais, interromperia o processo de secagem do grão e potencialmente prejudicaria a qualidade do grão.

O açúcar bruto para março fechou em alta de 0,11 centavo de dólar, ou 0,6%, a 19,40 centavos de dólar por libra-peso, impulsionado em partes por ganhos nos mercados de energia. O açúcar branco para março ganhou 1,20 dólar, ou 0,2%, para 504,40 dólares a tonelada.

saiba mais

Conab eleva previsão de safra de café do Brasil a 47,7 milhões sacas em 2021

Mercado avalia cafezais no Brasil enquanto preços atingem máxima em 10 anos

 

Operadores observaram que a fraqueza no mercado doméstico de açúcar da Índia reduziu o preço para um patamar onde as exportações são viáveis ​​e manteve a perspectiva de que a Índia poderia vender mais de 6 milhões de toneladas no mercado mundial este ano.

As usinas no centro-sul do Brasil produziram 160 mil toneladas de açúcar na segunda quinzena de novembro, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) divulgados nesta quinta-feira, 62,8% a menos que no mesmo período do ano anterior, mas um pouco acima das expectativas do mercado.

A Unica espera um ganho de rendimento agrícola de 8,5% para a nova temporada conforme a umidade do solo melhora.

Leia mais sobre Café
Source: Rural

Leave a Reply