Skip to main content

Apesar das dificuldades logísticas e de abastecimento de fertilizantes enfrentadas pelos sojicultores brasileiros neste ano, no Estado onde mais se produz soja no Brasil, a perspectiva continua de uma safra recorde no ciclo 2021/2022. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) , mais de 95% das compras dos fertilizantes já foram entregues nas propriedades mato-grossenses, indicando que a oferta está garantida para a safra 2021/22, que levou o instituto a manter, nesta segunda-feira (1/11), a previsão de uma nova marca histórica na colheita do grão.

Pespectivas do Imea também são positivas para o milho em MT  (Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)

 

O Imea projeta uma área plantada de 10,84 milhões de hectares no Estado (+3,59%) com uma produtividade de 57,52 sacas por hectare (+0,18%), resultando numa produção de 37,41 milhões de toneladas de soja (+3,76%) “diante dos bons volumes de chuvas que já se concretizaram até o momento, e, considerando as previsões otimistas para os meses de novembro, dezembro e janeiro no estado”.

saiba mais

Greve de caminhoneiros pode afetar agronegócio em pleno plantio da safra nova

 

Com o bom andamento do plantio e do desenvolvimento da soja, as perspectivas do Imea também se mantêm otimistas para o milho em Mato Grosso. A previsão é de uma área 6,44% maio, com 6,22 milhões de hectares, “pautado pela demanda aquecida e pelos preços em altos patamares”. Com isso, o Instituto projeta que a semeadura do cereal atinja 91,97% das áreas estimadas até o fim de fevereiro de 2022.

“No mesmo sentindo, quando olhamos para a produtividade aguardada do milho, o adiantamento da semeadura de soja, bem como as previsões iniciais de chuvas indicando volumes acima da média histórica, segundo o NOAA, geram uma perspectiva positiva quanto aos rendimentos do milho no Estado”, destaca o Imea, em boletim.

O órgão projeta uma produtividade de 106,09 sacas por hectare para o milho em Mato Grosso este ano, 14,51% acima do registrado em 2020/21. Com isso, a previsão é de uma safra de 39,57 milhões de toneladas na atual temporada, aumento de 21,53%.

saiba mais

Mercado vive crise na produção de insumos agrícolas em meio à demanda crescente

 

“No entanto, é importante pautar que a menor oferta mundial de fertilizantes e valorização dos preços já afeta os custos de produção da safra mato-grossense e pode implicar sobre a quantidade de aplicações utilizada nas áreas de segunda safra. Caso isso ocorra, o potencial produtivo da cultura pode ser afetado, o que é um ponto de atenção quanto aos rendimentos do cereal”, alerta o Imea ao reforçar que “segue acompanhando o cenário internacional do mercado dos fertilizantes, bem como os impactos que podem ocorrer nas compras e entregas para a próxima safra”.

Algodão

No caso do algodão, o Instituto lembra que o “a produtividade em várias regiões ficou pressionada, principalmente nos talhões mais tardios que sofreram com falta de chuvas e baixa umidade no solo, o que refletiu sobre o potencial produtivo das plantas – interrompendo o ciclo de desenvolvimento”. Com isso, a previsão é de uma produtividade 9,36% menor no Estado nesta temporada, com 277,68 arrobas por hectare.

saiba mais

Sem contêiner e frete marítimo caro: pior crise logística da história deve durar anos

 

Considerando uma área plantada de 962,05 mil hectares em Mato Grosso, a previsão do Imea é de uma produção de 4 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,65 milhão de toneladas de pluma de algodão este ano, o que, se confirmdo, representará uma diminuição de 23,83% ante a safra 2019/20.
Source: Rural

Leave a Reply