Skip to main content

O mercado de cafés no Brasil só cresce. O país, que é o maior exportador de cafés do mundo, agora compete também pelo primeiro lugar no consumo da bebida. E junto com esse crescimento exponencial começaram a surgir os adoradores deste grão que faz parte do dia de quase todo brasileiro, os coffee lovers.

Os coffee lovers ou os apaixonados por café são aqueles que já não se contentam mais em tomar apenas aquele cafezinho da garrafa térmica. Eles buscam constantemente por novidades no universo cafeeiro, que vão desde grãos especiais até os mais variados métodos de preparo da bebida.

 

Nesta busca constante por novidades, eu criei o Diário de um Coffee Lover, um grupo no Instagram e no WhatsApp. Trata-se de uma reunião de apaixonados por café espalhados por todo o Brasil, que teve seu início no perfil @diariodeumcoffeelover no Instagram em 2016.

A princípio, o objetivo do perfil era de apenas compartilhar minhas experiências, como um apaixonado por cafés especiais, que aconteciam diariamente na varanda do apartamento ou em visitas as diversas cafeterias.

Mas com o aumento da interação dos seguidores sobre alguns assuntos voltados aos cafés, receitas e métodos de preparo da bebida, foi criado também um grupo no WhatsApp para troca de conhecimentos de uma forma descontraída com outros coffee lovers.

saiba mais

6 dicas para tomar um café mais saboroso

Mudanças climáticas influenciam demanda por cafés robusta e conilon

 

Os primeiros convidados foram dois amigos e coffee Lovers, Aline Carbonera (@carboneraaline) e Thales Fernandes (@nao_sou_barista), que já interagiam nas redes sociais cafeinadas. 

Em agosto de 2018, nós – despretensiosamente – começamos o grupo que, pouco tempo depois, se tornaria a maior e mais ativa união de coffee lovers no Brasil. Rapidamente, chegamos a 250 apaixonados por cafés, sempre discutindo sobre o tema num grupo que não descansa.

Os assuntos do grupo são exclusivamente voltados ao tema café, com uma linguagem não muito técnica para que todo o coffee lover, independente do seu nível de conhecimento, possa acompanhar e aprender sobre o universo dos cafés no Brasil e no mundo. Já fizemos dois encontros nacionais, e o terceiro, infelizmente não pode acontecer por conta da pandemia.

Leia mais análises e opiniões no Vozes do Agro

Hoje um dos pontos fortes do grupo são as compras coletivas de cafés especiais, cursos e métodos de preparo. Com um número grande de pessoas, o grupo consegue negociar preços de atacado.

As compras de cafés acontecem todos os meses e já chegaram a bater 1.900 unidades em apenas uma compra, levando cafés diferentes a vários coffee lovers espalhados pelo Brasil. E Isso não beneficia apenas os coffee lovers, ajuda também muitos produtores e pequenas torrefações, movimentando a cadeia do café, principalmente em tempos difíceis de pandemia.

Para finalizar essa apresentação do grupo, gostaria de deixar algumas dicas de como melhorar seu cafezinho em casa. Fique sabendo que café não é só café e que nosso país é o maior produtor e produz uma enorme diversidade de cafés de muitas variedades e alguns com altíssima qualidade!

Os coffee lovers buscam constantemente por novidades no universo cafeeiro, que vão desde grãos especiais até os mais variados métodos de preparo da bebida

Maycon Alves

O grão de café originalmente fica dentro de um fruto e por isso quanto maior a qualidade do café, maior será sua doçura e corpo e aromas naturais. Quando a torra do café é feita de modo mais “artesanal” e controlada, costuma ficar mais clara que a industrial, proporcionando bebidas com diferentes aromas e sabores naturais do grão.

Os grãos possuem óleos aromáticos e, quando são moídos na hora, seu sabor e aroma serão sempre melhores do que comprar café moído. E hoje existem moedores simples a partir de R$ 100.

Leia mais notícias sobre Café

A água para fazer seu cafezinho precisa ser filtrada ou mineral, pois o cloro atrapalha na extração do sabor e aroma e ela pode ser fervida para extrair melhor seu café.

Por fim, a última dica: faça seu cafezinho virar um ritual de relaxamento e prazer. Você descobrirá novos sabores e aromas e muitas histórias de quem cuida para que ele chegue com qualidade até sua xícara!

*Maycon Alves é barista e administra os grupos @diariodeumcoffeelover

As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não representam, necessariamente, o posicionamento editorial da Revista Globo Rural.

saiba mais

Preços do café no varejo devem subir com geadas e custos de frete

Concurso de qualidade de cafés especiais da BSCA abre inscrições

 
Source: Rural

Leave a Reply