Skip to main content

A comercialização da safra brasileira de café 2021/22 atingiu 53% do potencial de produção até o último dia 10 de agosto, avanço de cinco pontos percentuais na comparação com levantamento do mês anterior, com destaque para os negócios de grãos da variedade conilon, avaliou nesta quinta-feira (12/8) a consultoria Safras & Mercado.

O índice de vendas é superior a igual período do ano passado, quando girava em torno em 51% da safra e está "bem acima" da média dos últimos anos para o período (40%), disse a consultoria.

Cafezais afetados por geadas (Foto: REUTERS/Roosevelt Cassio/File Photo)

 

Desta forma, a Safras estima que o país já negociou 30,17 milhões de sacas da produção deste ano, estimada pela consultoria em 56,5 milhões de sacas – a colheita está caminhando para a fase final. Na véspera, a Safras estimou que cerca de 90% da área já foi colhida.

Segundo o consultor Gil Barabach, mesmo com a cautela do produtor após as geadas do último mês, o fluxo de vendas segue ligeiramente acima de igual período do ano passado.

Leia mais notícias sobre Café

No caso da comercialização de café arábica especificamente, alcança 52% da safra deste ano, apenas ligeiramente abaixo de igual período do ano passado, quando 53% já havia sido vendido. Mas ainda bem acima da média para o período, que gira em torno de 39% da safra.

"O percentual alto de comprometimento por parte dos produtores, especialmente na região do Cerrado e Sul de Minas e na Mogiana paulista justificam a esse comportamento dos vendedores, apesar da disparada no preço", avaliou o analista da Safras.

saiba mais

Colheita de café do Brasil vai a 89% favorecida por tempo mais seco, diz Safras

Sul de Minas perde 19% do potencial da safra de café de 2022 após geada, diz trading

 

O destaque positivo mais uma vez ficou para as vendas de conilon, disse o consultor. "A procura da indústria doméstica, em particular de torrado e moído, ajudou a impulsionar os preços no mercado interno. O preço do conilon foi acima da linha de R$ 600 a saca, o que trouxe mais vendedores para o mercado", comentou.

E, com isso, as vendas de conilon chegam a 55% da safra brasileira 2021, dando um salto ante os 47% do mês anterior, superando com folga os 45% vendidos em igual período do ano passado, bem como estão bem acima dos 44% em média dos últimos cinco anos para julho.

Leia mais notícias sobre Agricultura

Colheita avança

A colheita de café dos cooperados da Cooxupé, maior cooperativa e exportadora da commodity do Brasil, havia atingido 70,96% da área dos cooperados até 6 de agosto, versus 77,88% em 2020 e 91,16% na mesma época de 2019, informou a organização de produtores nesta quinta-feira (12/8).

O atraso na colheita se deve a ações para controle do coronavírus, que incluem afastamento de trabalhadores doentes ou com sintomas de gripe, explicou a cooperativa na semana passada. Os dados apontam um atraso maior do que o revelado por analistas privados, que já veem a colheita nacional perto de 90% do volume total.

saiba mais

CDPC aprova R$ 1,3 bi para setor cafeeiro após geadas

Preços do café no varejo devem subir com geadas e custos de frete

 

Segundo relatório da Cooxupé, os trabalhos estão mais avançados no sul de Minas Gerais, onde cooperados já colheram 73,72% da área cultivada. Em São Paulo 70% dos cafezais já tiveram colheita, enquanto no Cerrado de Minas este índice é de 65,50%.
Source: Rural

Leave a Reply