Skip to main content

Integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) se manifestaram favoráveis a incentivar a produção agrícola em terras indígenas do Brasil. Eles participaram, na quarta-feira (11/8), de uma audiência conjunta das Comissões de Direitos Humanos e de Fiscalização e Controle, na Câmara dos Deputados.

"Defendemos e queremos que o índio tenha a condição do seu sustento”, afirmou o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (Foto: AgênciaFPA)

 

O presidente da FPA, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), argumentou que os indígenas devem ter o direito de escolha do modo de vida em seus territórios, do ponto de vista econômico e social. De acordo com o divulgado pela FPA, o parlamentar negou que haja intenção por parte de não indígenas de levar às comunidades alguma ideologia ou outra cultura.

“Nós defendemos que o índio no Brasil tenha liberdade e possa dispor do seu território da melhor maneira para a sua subsistência e para a garantia dos seus costumes”, disse Souza, de acordo com o relato da FPA. “Nós defendemos e queremos que o índio tenha a condição do seu sustento” acrescentou.

Reforçando a posição dos parlamentares ruralistas, o deputado Neri Geller (PP-MT), que já foi ministro da Agricultura, defendeu o estabelecimento de parcerias entre indígenas e agricultores. Ele destacou como exemplo, a produção desenvolvida por integrantes de comunidades indígenas em Mato Grosso.

saiba mais

Bolsonaro diz que redução de subsídios permitirá taxa zero para diesel em 2022

PL da regularização fundiária é aprovado na Câmara

 

 

“Eu acompanhei a dificuldade que encontram os povos indígenas no meu estado, principalmente dos Parecis, que hoje estão produzindo de forma sustentável, dentro do que estipula a lei ambiental”, disse, conforme divulgado pela FPA.

O plantio de grãos por indígenas em Mato Grosso foi destacado também pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), bem como a produção de café no Estado de Rondônia e o manejo do Pirarucu, no Amazonas.

“Precisamos dar oportunidades”, ressaltou. “É isso que faz com as pessoas se sintam valorizadas e não submissas ao sistema. Os índios precisam de qualidade de vida”, acrescentou, segundo a Frente Parlamentar Agropecuária.

Funai

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier, também participou da audiência. Conforme a FPA, ele defendeu a aprovação do projeto de lei que permite atividades como a mineração e a produção de petróleo, gás e energia em territórios indígenas. Segundo ele, é uma forma de garantir o desenvolvimento dessas comunidades no Brasil.

“Essa proposta pode trazer geração de renda e o desenvolvimento da etnia, desde que seja feito tudo de forma sustentável”, argumentou.
Source: Rural

Leave a Reply