Skip to main content

Consulta veterinária digitalizada, sistemas embarcados em máquinas agrícolas, internet das coisas para a tomada de decisões e centro de soluções com conexões entre máquinas  fizeram parte de demonstrações do uso da internet 5G para o agronegócio feitas nesta quinta-feira (12/8), em Lonrdina (PR).

As soluções foram mostradas durante o lançamento da antena 5G no espaço de Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja, no município paranaense. As apresentações foram feitas pela empresa Nokia, a operadora Sercomtel e a Embrapa Soja.

Demonstrações com o uso da tecnologia 5G foram feitas durante o evento em Londrina (PR) (Foto: José Fernando Ogura/AEN/Divulgação)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou a inclinação da região para um agronegócio cada vez mais conectado. "Isso vai revolucionar o agro brasileiro. Vamos poder democratizar a tecnologia e a inovação para todos os Estados", destacou.

Para ela, o impacto será significativo para os pequenos produtores. "Eles vão poder receber essa tecnologia com assistência técnica. Isso vai aumentar a produtividade e a renda no campo, não só para os grandes, mas também para os pequenos produtores", observou.

saiba mais

Agronegócio de Mato Grosso lança projeto-piloto de conexão 5G

Interatividade e 5G podem atrair jovem de volta ao campo, diz ministra

 

 

Em parceria com o Ministério das Comunicações, serão instaladas antenas de conexão 5G como pilotos para o leilão da tecnologia, rpevisto para ocorrerainda neste ano. Assim, para o agro, os projetos demonstrativos são conduzidos em cidades selecionadas pela referência de suas instituições de pesquisa agropecuária e universidades e pelo potencial de gerar mais tecnologias a partir da sinergia nos ecossistemas e arranjos regionais.

As instalações e testes das antenas 5G em regiões de destaque no agro já foram realizadas em Rondonópolis (MT), na área do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt), e em Sorocaba (SP), na área do Centro Universitário Facens.

Leia mais notícias sobre Pesquisa e Inovação

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que, na próxima quarta-feira (18/8), o Tribunal de Contas da União (TCU) deve votar o edital do leilão de 5G. "Dando certo, volta para a Anatel e depois de sete dias publica o edital. Em 30 dias, teremos o leilão de 5G e tenho certeza que todas as empresas vão correr para o agronegócio, porque todas estão prontas para atender o agro brasileiro", disse.

Segundo Faria, até junho de 2022 todas as capitais terão acesso ao 5G. " A agricultura digital faz parte dessa realidade, os produtores hoje já usam drones, sensores, internet das coisas, inteligência artificial. Essas novas tecnologias mostradas hoje irão viabilizar maior produtividade e sustentabilidade do agro brasileiro", salientou o presidente da Embrapa, Celso Moretti.

saiba mais

Bolsonaro exalta ciência e tecnologia em evento 5G para o agronegócio

O impacto do 5G no agronegócio brasileiro

 

 
Source: Rural

Leave a Reply