Skip to main content

A Halley Ruivinha Doorman 538 TE é a primeira vaca do Brasil a ser classificada com excelência e perfeição morfológica em animais adultos produtores de leite.

A fêmea holandesa atingiu a pontuação máxima Ex97, marca inédita dentre cerca de 200 mil vacas já avaliadas. No mundo, ela também é a primeira da raça Doorman a ser reconhecida com tal distinção. A avaliação é realizada anualmente pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).

Vaca Ruivinha é a primeira do Brasil dentre 200 mil fêmeas a atingir perfeição morfológica (Foto: Divulgação)

 

Os critérios de avaliação são baseados no fenótipo e conformação do animal, e priorizam 23 características de importância funcional e competência produtiva.

“Nós já avaliamos cerca de 200 mil vacas holandesas no Brasil e esta é a primeira a alcançar os 97 pontos máximos, o que significa um animal com muita saúde, vida produtiva e longevidade”, afirma Altair Antonio Valloto, superintendente técnico e administrativo da ABCBRH.

A vaca, que é chamada de “Ruivinha”, tem seis anos de idade e é criada pela família Elgersma, de Arapoti, município localizado nos Campos Gerais do Paraná. Ela está em seu 5º parto e produz em torno de 60 litros de leite por dia.

saiba mais

Vaca é vendida por R$ 1,5 milhão em leilão realizado online

Vacas usam máscara que retém mais de 50% do metano emitido pelo arroto

 

De acordo com o produtor Ronald Elgersma, Ruivinha recebe banho diariamente e é criada em baia separada em um espaço com temperatura adequada para o seu bem-estar. “O trabalho mais empenhado no manejo começou cedo, porque ela vem de uma família consagrada e se mostrou um bom animal desde o primeiro parto. Foi sempre bem classificada e, agora, estamos muito contentes por ter atingido a pontuação máxima."

Pedro Guimarães Ribas Neto, médico veterinário e classificador oficial da raça Holandesa no Brasil, acredita que a premiação reflete os cuidados na criação do animal. “É uma vaca realmente excepcional. Ela é de tamanho mediano, mas de extrema harmonia e equilíbrio. E o reconhecimento também é uma extensão ao excelente trabalho que o pecuarista vem realizando de manejo, alimentação, saúde e genética”, pontua.

Premiação

Pedro Elgersma e seus filhos Ronald e Nico, foram recepcionados em um evento de solenidade na matriz da Capal Cooperativa Agroindustrial, onde são cooperados. “É uma honra muito grande receber este reconhecimento e poder abrir a porteira para outros criadores do nosso país”, comemora Ronald.

Família Elgersma recebeu premiação na Capal Cooperativa Agroindustrial (Foto: Divulgação)

 

A honraria foi entregue pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortiguara. “Receber este prêmio inédito é um orgulho para a família, para Arapoti e para o Paraná, que é o segundo maior produtor de leite do país. Esta é uma comprovação de que estamos evoluindo geneticamente, sanitariamente e na qualidade do leite.”
Source: Rural

Leave a Reply