Skip to main content

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), formado pelos ministros do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai, aprovou nesta terça-feira (4/5), declaração conjunta para fortalecer posição sobre sistemas alimentares. O documento "Princípios e Valores da Região para a Produção de Alimentos no Marco do Desenvolvimento Sustentável" cita pontos como segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, respeito às diferenças locais e cooperação internacional.

Conselho Agropecuário do Sul se reuniu na terça-feira (4/5) (Foto: Reprodução/Mapa)

Segundo nota do Ministério da Agricultura, os ministros dos cinco países se reuniram na manhã desta terça, de forma virtual.A declaração pontua que não existe um modelo único de desenvolvimento que sirva a todas as nações do mundo. "Portanto, é essencial uma visão inclusiva da sustentabilidade dos sistemas alimentares com soluções que se adaptem às realidades e necessidades locais, com base em sólidos argumentos científicos", diz o texto.

Para a ministra Tereza Cristina, o documento reflete "o exercício construtivo e o bom diálogo", o que resultou, segundo ela, "em um texto ao mesmo tempo contundente e equilibrado". "Levará, certamente, uma mensagem a ser internacionalmente considerada na promoção dos nossos interesses", afirmou na nota.

A ministra destacou a necessidade de os países da América do Sul pensarem em uma mensagem única da região para a Cúpula dos Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano. No evento, Tereza Cristina também reiterou o apoio do Brasil à reeleição de Manuel Otero como diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), posição que, segundo a pasta, foi ratificada pelos demais ministros.

saiba mais

Regularização fundiária será para quem tem direito à terra, diz presidente da FPA

"Vamos incentivar plantio de milho no novo Plano de Safra", diz ministra da Agricultura

 

 
Source: Rural

Leave a Reply