Skip to main content

Navio encalhado no Canal de Suez tem 400 metros de comprimento (Foto: Reuters)

 

O Canal de Suez, rota marítima mais curta entre Europa e Ásia, permanecia bloqueado nesta quarta-feira, à medida que dez rebocadores lutavam para liberar um dos maiores navios de contêineres do mundo, que encalhou no local.

O Ever Given, embarcação de 400 metros e 224 mil toneladas, encalhou na manhã de terça-feira (23/3), após perder a capacidade de manobra em meio a fortes ventos e a uma tempestade de areia, disse a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) em comunicado.

Cerca de 30% dos volumes globais transportados por contêineres passam pelo canal a cada dia, carregando produtos que vão de conbustíveis a bens de consumo. A navegação pela principal rota alternativa entre Ásia e Europa, por meio do Cabo da Boa Esperança, leva uma semana a mais.

A GAC, empresa de serviços marítimos sediada em Dubai, afirmou que na tarde desta quarta-feira autoridades ainda trabalhavam para liberar o navio, e que uma informação que havia recebido mais cedo, indicando que o navio refluiu parcialmente, era imprecisa.

Imagens publicadas pela SCA pareciam mostrar o navio posicionado na diagonal ao longo do canal, bloqueando toda sua largura, enquanto rebocadores tentavam retirá-lo do local. Fotos também mostraram uma retroescavadeira removendo pedaços de terra às margens do canal, em torno do navio.

saiba mais

Exportadores de soja e açúcar disputam espaço no porto de Santos

Número de navios para soja do Brasil em março salta mais de 40%; chuva desafia logística

 

Uma autoridade afirmou que os trabalhos para liberação do navio vão ter prosseguimento durante a noite, caso as condições climáticas permitam.

O presidente do conselho da SCA disse à mídia local que, apesar do bloqueio, um comboio seguia em movimento em direção ao sul. Segundo ele, a autoridade tenta manter o tráfego fluindo entre as áreas de espera da melhor maneira possível enquanto os esforços para o desencalhe continuam.

"Assim que retirarmos este navio, isso termina, as coisas voltarão ao normal. Se Deus quiser, vamos terminar isso hoje", disse o chairman Osama Rabie. Ele acrescentou que a autoridade considera uma compensação aos navios atrasados.

Cerca de 12% do comércio mundial em termos de volume passa pelo canal, que é uma importante fonte de moeda forte para o Egito, tendo gerado 5,6 bilhões de dólares em 2020.

Mapas de rastreamento mostraram o navio encalhado no trecho mais ao sul da hidrovia, entre o Grande Lago Amargo e o porto de Suez, no Mar Vermelho.

Pelo menos 30 navios foram bloqueados ao norte do Ever Given e outros três ao sul, disseram fontes locais. Dezenas de navios também puderam ser vistos agrupados em torno das entradas norte e sul do canal.

(Foto: Reuters)

 
Source: Rural

Leave a Reply