Skip to main content

Importação da Argentina preocupa setor leiteiro nacional (Foto: Getty Images)

 

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou nota, na quinta-feira (19/11) manifestando apoio aos produtores brasileiros de leite diante do expressivo aumento das importações brasileiras de lácteos nos últimos cinco meses. Segundo a entidade, os parlamentares também solicitaram ao Governo Federal medidas para frear a entrada do leite argentino no país.

“As importações de produtos lácteos nos últimos meses ameaçam provocar um grave desequilíbrio na cadeia produtiva de leite do Brasil e o Governo Federal está sendo acionado pela FPA para que intervenha no sentido de frear temporariamente a compra de lácteos de outros países em especial da Argentina”, explicam os parlamentares em nota.

saiba mais

Senado segue Câmara e aprova prorrogação de contratos do Incra

Bancada Ruralista defende votação de temas prioritários ao setor no Congresso

 

Principal origem das importações brasileiras de lácteos, a Argentina passa por problemas com o seu consumo interno desde que entrou em uma segunda onda de contaminações por Covid-19. Com preços pagos aos produtores 20% menores em outubro, o país exportou 14,4 mil toneladas ao Brasil no último mês, volume 121,5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

As importações ocorrem num momento de aumento sazonal na oferta, associado a aumento dos custos de produção e deve achatar as margens dos produtores a partir do próximo mês. A projeção do Cepea é de que o preço médio pago ao produtor registre queda de 5% a 7% em novembro, após acumular alta de mais de 50% no ano. “A situação é extremamente delicada, pois houve um aumento generalizado dos custos dos principais insumos utilizados, especialmente dos alimentos concentrados”, explica a FPA.

Presente em 99% dos municípios brasileiros, a pecuária leiteira é realizada principalmente por pequenos e médios produtores. De acordo com dados do IBGE, são mais de 1 milhão de propriedades no país, 74% delas com até 50 hectares. Segundo a FPA, o setor emprega direta e indiretamente mais de 20 milhões de brasileiros.
Source: Rural

Leave a Reply