Skip to main content

(Foto: Juliana Lazarini/Divulgação)

 

Depois de entrar em colapso no começo da pandemia de Covid-19, o setor de flores dá sinais de recuperação. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), houve um aumento de 10% nas vendas em agosto no mercado brasileiro, na comparação com 2019. 

O aumento do interesse dos consumidores por flores e plantas, associado à nova dinâmica de venda implantada pelas cooperativas, associações de produtores, gardens e floriculturas, contribuíram para que o cenário melhorasse.

saiba mais

Rio de Janeiro projeta aumento de 60% na venda de flores com o início da primavera

 

“Essa maior importância para as flores e plantas dentro dos seus ambientes, das casas, dos jardins e das varandas estimularam as vendas dos produtos em vaso. No entanto, para as flores de corte a situação continua grave e dependerá muito de quando e em que condições voltarão os eventos, as festas e os casamentos”, destaca o diretor do Ibraflor, Renato Opitz, observando que o mercado de decoração representa cerca de 30% da floricultura nacional.

Segundo Opitz, o aumento nas vendas não significa que os prejuízos nos meses anteriores foram recuperados, pois muitos produtores tiveram que descartar parte da produção. Além disso, quem teve que reduzir o plantio para tentar equilibrar a oferta e a baixa demanda no início da pandemia começa, agora, a retomar a produção.

saiba mais

Pandemia de Covid-19 causa perdas milionárias e colapso no setor de flores do Brasil

 

"Teremos que esperar para conhecer quais serão as regras para que esses eventos voltem a acontecer. Como a maior parte foi remarcada para 2021, a expectativa é a de que teremos uma demanda bastante grande, e o produtor precisa se preparar para isso”, analisa.

Em 2020, o setor projetava crescer de 10% a 12% em 2020. Com a pandemia, houve queda de 30% nas vendas no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2019. “Não está nada bom, mas diante do cenário que estava em março, até que é razoável. Neste momento estimamos que o crescimento, neste ano, deva ser em torno de 5%”, diz Opitz.

saiba mais

10 flores fáceis de plantar para começar seu canteiro na quarentena

 

 

Primavere-se

Um trunfo para garantir este resultado é estimular o consumo de flores. Uma das iniciativas é a "Primavere-se", da Cooperativa Veiling Holambra, com foco em incentivar as pessoas a enfeitarem a casa com flores e plantas na nova estação.

A campanha também inclui vídeos com dicas para as floriculturas se reinventarem por meio de orientações de arranjos simples para a decoração visando pequenas comemorações ou mesmo para o dia-a-dia.
Source: Rural

Leave a Reply