Skip to main content

Agtechs têm focado em soluções digitais e alternativas para os grandes centros urbanos (Foto: Getty Images)

 

 

 

 

 

A terceira edição da lista 100 Startups to Watch, divulgada no site e na edição de agosto da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, apontou neste ano as oito startups do agro mais promissoras no Brasil.

A lista, que traz ainda outras categorias – como educação, finanças, saúde e bem-estar -, destaca um mercado resiliente e vibrante, apesar dos impactos da pandemia. E destaca que esse ecossistema se beneficiou das conquistas de 2019, ano marcado por empreendedores mais maduros e crescimento acelerado. 

Entre as startups do agro, destacam-se, em grande parte, aquelas que oferecem serviços de soluções digitais voltados ao campo, assim como implementação de monitaramento e rastreamento da cadeia produtiva e as fazendas verticais, voltadas para o abastecimento de grandes centros urbanos. 

saiba mais

Agtechs absorvem US$ 40 bi nos últimos dois anos

 

Confira as startups do agro mais promissoras na 100 Startups to Watch 2020: 

(Foto: Divulgação/Revista PEGN))

 

Agrotools

Inteligência de supply chain, proteção de marca, compliance socioambiental e seguro digital são alguns dos serviços oferecidos pela Agrotools, empresa de soluções digitais voltadas ao agronegócio. A startup transforma dados sobre gestão territorial e geotecnologia em análises estratégicas para companhias com operações ligadas ao campo, como agroindústrias.

Grão direto

A negociação digital de commodities como milho, soja e sorgo é o foco da Grão Direto. A plataforma conecta agricultores, compradores, corretores e armazéns para permitir a compra e venda dos grãos de forma digital. A ferramenta também disponibiliza os preços médios de milho e soja de diversas regiões, além das principais cotações do dólar, BM&F, Bolsa de Chicago e custos de fretes.

Jetbov 

Portugal e Moçambique são alguns dos países que utilizam as soluções da JetBov, startup que desenvolveu um software para o controle zootécnico da pecuária de corte. O sistema monitora todas as etapas do ciclo reprodutivo dos animais, ajudando na seleção para descarte e no controle de custos para nutrição, pasto e confinamento. Mais de 1,7 mil fazendas já trabalham com a ferramenta.

Pink Farms

Aliar produção sustentável com um deslocamento inferior a 15 km entre a horta e a mesa do cliente é a proposta da Pink Farms. Fundada em 2016, a startup aposta no conceito de fazendas verticais nas grandes cidades. O objetivo é reduzir os desperdícios na cadeia de produção e distribuição de alimentos. A empresa apostou em um modelo de assinaturas para monetizar.

saiba mais

Pink Farms é vencedora do Prêmio Inovação

 

Safe Trace

A startup é especializada na rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos, integrando informações coletadas de diversas fontes, desde o campo até a mesa do consumidor. O objetivo é não apenas garantir a procedência dos itens consumidos, mas também certificar que o produtor atua de acordo com as normas socioambientais e sanitárias vigentes na sua região.

Solubio

Com a tecnologia da startup, o agricultor pode produzir defensivos biológicos na própria fazenda, reduzindo em até 40% os custos de cultivo de soja, milho, trigo, algodão, cana, café e hortifrútis. As “biofábricas” são equipamentos automatizados para a multiplicação de bactérias, customizadas de acordo com as necessidades do cliente. Atualmente, a empresa atende cem grandes produtores.

Terramagna

A TerraMagna monitora lavouras por meio de satélites. A proposta é oferecer maior segurança a bancos, cooperativas e agroindústrias nas operações financeiras e na gestão de empréstimos colaterais para o agronegócio. A solução também atende o produtor, que pode usar os dados para conseguir acessar taxas de juros mais baixas. Semanalmente, são monitoradas 22 mil fazendas.

saiba mais

"Uber da colheita": startup oferece mão de obra para ajudar agricultores na safra

 

Tbit Tecnologia 

Equipamentos que utilizam visão computacional e I.A. para analisar a qualidade de grãos, rações, fertilizantes e sementes estão entre os produtos fabricados pela Tbit, especializada em soluções para o agronegócio. Com clientes e parceiros do porte de Monsanto, Bayer e Syngenta, a empresa já tem uma presença internacional: seus produtos foram embarcados para Estados Unidos e Chile.
Source: Rural

Leave a Reply