Skip to main content

Folhas de ipê (Foto: Reprodução/YouTube)

 

Qual é o problema do ipê? Vanessa Veríssimo, via Facebook

Apesar da baixa resolução da imagem, o que dificulta a análise do material, são vários os fatores que podem provocar os sintomas apresentados pelo ipê, como problemas nutricionais, insetos ou fungos. A dificuldade em identificar a causa aumenta devido ao ipê não ser amplamente cultivado em comparação com outras culturas, como soja, café ou eucalipto. 

A recomendação é levar amostras de folhas a uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mais próxima, para que sejam examinadas por um fitopatologista.

Danos nas folhas do ipê (Foto: Vanessa Veríssimo/Arquivo Pessoal)

 

saiba mais

Conheça a planta asiática da mesma família do pau-brasil

GR Responde: cuidados com a laranjeira doméstica

 

Também é importante esclarecer se as folhas são de mudas ou plantas adultas; se forem mudas, em que substrato (terra, areia, fibra de coco) são cultivadas e como são irrigadas; os sintomas aparecem em folhas de toda a planta ou apenas de uma parte dela; e de qual cidade vem o material. Assim, a identificação do agente causador dos sintomas pode ser realizada com maior grau de certeza.

Consultor: Diogo Denardi Porto, pesquisador da Embrapa Semiárido, Caixa Postal 23, CEP 56300-970, Petrolina (PE), tel. (87) 3866-3664. Site: www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply