Skip to main content

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

 

O Porto de Santos, maior da América Latina, manterá normalmente suas operações apesar de preocupações relacionadas ao avanço do coronavírus no Brasil, disse o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sosesp), Regis Prunzel.

A afirmação foi feita após reunião entre o sindicato, que representa companhias operadoras no local, com trabalhadores e autoridades do porto para discussão de medidas de combate à doença.

saiba mais

Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol

Por medo do coronavírus, estivadores podem decretar greve no Porto de Santos

 

 

Em declaração enviada à agência Reuters, o presidente da Sopesp disse que trabalhadores apoiam a iniciativa de manter operações, embora algumas medidas devam ser tomadas. Entre elas, uma acertada nesta quarta-feira envolve a redução de aglomerações no perímetro do porto, de acordo com Prunzel.

O porto mantém a operação de forma normal, este é um posicionamento nosso, a própria autoridade portuária também vai se posicionar, e os trabalhadores também estão de acordo e apoiando a iniciativa

Regis Prunzel, presidente do Sosesp

 

Prunzel disse ainda que um comitê de crise foi criado com representantes de todos que possuem ações no porto, de onde parte a maior parcela das exportações de café, açúcar, soja e algodão do Brasil.

O comitê de crise voltará a se reunir na sexta-feira, disse Prunzel, acrescentando que novas medidas de segurança serão aplicadas para proteger a saúde de todos envolvidos em atividades portuárias.

Alívio

A notícia da trégua foi recebida com satisfação pelo presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, Marcello Brito. Segundo ele, há setores que não podem parar sob risco de os efeitos causarem ainda mais transtornos.

"Ainda bem que prevaleceu o bom senso e eles voltaram a trás. A paralisia seria algo muito ruim. Talvez o melhor seja funcionar com um contingente menor. Os trabalhadores devem passar por constante escrutínio, precisam ser verificados, mas uma paralisação total levaria o setor ao caos”, resumiu.
Source: Rural

Leave a Reply