Skip to main content

 

 

Boa noite! Entre os destaques desta sexta-feira (21/2), estão a reabertura do mercado dos EUA para a carne in natura brasileira, a autorização para o RS antecipar a vacinação contra a febre aftosa, projeções para o PIB agropecuário e o "exército" de patos que a China recrutou para combater o ataque de gafanhotos.

Carne para os EUA

 

(Foto: Thinkstock/Ed. Globo)

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e o Serviço de Inspeção e Inocuidade Alimentar (FSIS) informaram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a abertura de mercado para carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos. O FSIS informou que o Brasil corrigiu os problemas sistêmicos que levaram à suspensão.

Vacinação antecipada

(Foto: ALF RIBEIRO/AE)

 

O Ministério da Agricultura autorizou o Rio Grande do Sul a antecipar a vacinação contra a febre aftosa de maio para março. A decisão do Ministério atende a uma solicitação encaminhada pela Secretaria da Agricultura do RS.

PIB agropecuário

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O produto interno bruto (PIB) do setor agropecuário para 2020 teve previsão renovada pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foi estimada alta de 3,4%, considerando a previsão de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e elevação de 4,1%, pela estimativa de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Patos x Gafanhotos

(Foto: Roberto Verzo/CCommons)

 

A China anunciou que utilizará 100 mil patos para combater uma nuvem de 400 bilhões de gafanhotos que se aproximam do país vindos da fronteira entre Índia e Paquistão, conforme a emissora estatal CGTN.

Terminais pesqueiros

(Foto: Reprodução/Youtube)

 

O governo está preparando a concessão dos Terminais Pesqueiros Públicos (TPP) à iniciativa privada. Foi o que afirmou, o secretário nacional de Pesca e aquicultura, Jorge Seif Junior, durante a transmissão de vídeo ao vivo feita pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Soja recorde no PR

(Foto: Divulgação)

 

O Paraná estima que produzirá uma safra recorde de soja em 2020. A expectativa é de 20,4 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A produtividade obtida até agora é de 63,6 sacas por hectare. O melhor resultado da história do Estado foi na safra 2016/2017: 19,9 milhões de toneladas.

Interdições em MG

(Foto: Ernesto de Souza/Ed.Globo)

 

A infecção de suínos por Senecavírus A (SVA) tem preocupado produtores da região do Triângulo Mineiro. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, pelo menos 60 granjas foram interditadas somente neste ano em decorrência da infecção.

Colheita do milho no RS

(Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

O Rio Grande do Sul já colheu praticamente a metade da safra de milho (46%), informou a Emater/RS-Ascar. Segundo levantamento, a produtividade obtida é melhor nas áreas semeadas no cedo e no norte do Estado, ao contrário do que foi plantado no tarde e sofreu mais com os efeitos da estiagem.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply