Skip to main content

 

 A magia do Carnaval é tão poderosa que, no sertão nordestino, tem agricultor torcendo para não chover. O motivo é nobre. Pela 58ª vez consecutiva, a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd), fundada por produtores rurais, vai desfilar neste domingo (23/2) no centro de Várzea Alegre, cidade de 40 mil habitantes no sul do Ceará.

saiba mais

Carnaval sustentável: 5 ideias de fantasia e decoração naturais

 

“É até contraditório, porque chuva ajuda no campo, né? Mas a agricultura está indo bem, todos estão animados e esperamos que não chova para ter um bom desfile”, conta Maria da Conceição Sousa, presidente da Esurd, professora e filha de agricultores.

O samba-enredo para 2020 é “Tributo a doutor Pedro: Uma história de vida cantada em samba”, em homenagem ao médico Pedro Sátiro. Filho de agricultores e ex-prefeito, ele completou 90 anos no fim de janeiro.

(Foto: Divulgação)

 

 

Carro alegórico e 14 alas

Conceição conta que, no desfile deste ano, a escola terá 14 alas e um carro alegórico. Segundo ela, mais de 300 dos 700 componentes são agricultores. Os demais são moradores da cidade, muitos deles familiares de produtores rurais.

“A maioria planta milho, feijão e arroz, além da criação de animais. Moram aqui na comunidade mesmo”, conta a presidente da Esurd.

 

As fantasias são confeccionadas pelos próprios membros da escola. As principais fontes de financiamentos são colaborações dos participantes e eventos, como o tradicional forró que ocorre em junho. A escola também recebe apoio da prefeitura.

“A participação da Esurd é muito positiva no nosso Carnaval. Preservar o amor dos agricultores pelo samba e pela cultura significa muito, até porque a escola é considerada a única de origem rural do Brasil”, diz Antônia Pereira de Oliveira, secretária de Cultura e Turismo.

Aprendizado na prática

 

(Foto: Divulgação)

 

Devido à lida na roça, os ensaios da escola de samba para o Carnaval costumam ser realizados à noite ou aos domingos. E, na bateria, o conhecimento musical atravessa gerações.

“Os filhos aprendem com os pais, observam a afinação, ajudam uns aos outros. Aos poucos, vão evoluindo e passando para outros instrumentos. Quem não pode se envolver tanto devido às tarefas no campo participa na criação do samba-enredo ou na montagem”, diz Conceição.

Tradição que atravessa gerações

O amor pelo samba passa dos pais para os filhos. Tudo começou no Carnaval de 1963, quando agricultores apaixonados por música e dança resolveram mostrar seu talento na rua. Pintaram a cara com carvão e saíram desfilar. Temiam a rejeição do povo. Mas adivinha?

“As pessoas gostaram e pediram para eles voltarem e tocarem de novo. A partir desse dia, nunca mais a escola deixou de participar do Carnaval”, diz Conceição.

(Foto: Divulgação)

 

A presidente da escola destaca a importância dessa união para a comunidade, pois também é uma forma de perpetuar o gosto pelo samba para as próximas gerações.

É muito bom ver que essa cultura é tão forte que os jovens, apesar do mundo digital, são contagiados a levar essa tradição adiante

Maria da Conceição Sousa, presidente da Esurd

 
Source: Rural

Leave a Reply