Skip to main content

Abobrinha (Foto: Getty Images)

 

Como combater a praga na flor da abobrinha híbrida, que impede o desenvolvimento da hortaliça?
Teresinha Aparecida de Melo, de Alto Rio Doce (MG).

O ataque na flor da abobrinha parece ser de vaquinhas (Diabrotica sp.), cujo controle é realizado com inseticidas que devem ser aplicados no momento em que ocorre a polinização por insetos, como abelhas e vespas. Em situações emergenciais, recomenda-se usar o produto à base de carbaril registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para abóboras. Aplique o inseticida à tarde.

saiba mais

Conheça o ipê-de-jardim

GR Responde: saiba o que é Manihot Esculenta

 

Como poderá eliminar também os insetos polinizadores, no caso da abóbora híbrida será necessária a polinização artificial com similares aos fitohormônios. Para mais informações, veja os capítulos “Pragas e doenças”, “Manejo fitossanitário” e “Cultivares” (sobre polinização artificial) da publicação “Recomendações técnicas para o cultivo de abóbora híbrida do tipo japonesa” disponível em ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/118375/1/CT-137.pdf

Consultor: Geovani Amaro, pesquisador da área de melhoramento genético de abóboras da Embrapa Hortaliças. BR 060, Km 09, Brasília (DF). Caixa Postal: 218. CEP: 70359-970. Tel: (61) 3385-9000. www.embrapa.br/fale-conosco.
Source: Rural

Leave a Reply