Skip to main content

No dia 5 de junho, os indígenas da etnia Khīsêtjê (pronuncia-se “kinsêdje”), da Território Indígena do Xingu, receberam uma importante premiação da ONU.

O Prêmio Equatorial é dado a cada dois anos para comunidades indígenas que adotam soluções locais e de desenvolvimento sustentável. Ao todo, 22 dessas comunidades — entre mais de 800 inscritos — foram premiadas em todo o mundo. 

Os Khīsêtjê obtiveram o reconhecimento graças ao óleo de pequi produzido a partir de árvores utilizadas no reflorestamento. A solução foi encontrada pela Associação Indígena Khīsêtjê quando, no final dos anos 1990, os índios voltaram para seu território ancestral, que na época tinha sido desmatado por fazendeiros. 

Em setembro, o prêmio será entregue em uma cerimônia em Nova York. Para comemorar, os Khīsêtjê dançaram e cantaram em uma festa Tawarana, tradicional entre eles. Veja o vídeo produzido durante a festa pela AIK. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festa Tawarana, dos Khīsêtjê, no Xingu (Foto: AIK/Divulgação)

 

 

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply