Skip to main content

Abelha rainha é responsável por todo o funcionamento de uma colmeia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Como produzir abelhas rainhas? Um telespectador do programa Globo Rural, da TV Globo, enviou dúvidas específicas sobre a produção de rainhas. Segundo o professor Antônio Abreu, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, o banco de rainhas é um estoque criado para melhorar os enxames, seja para a produção de mel, geleia real etc. As realeiras, casas onde as rainhas vão nascer, são levadas para o laboratório e acondicionadas em caixinhas. Elas nascem lá dentro e podem ser levadas para a colmeia assim mesmo ou transportadas em gaiolas. Então ficam nas colmeias sendo alimentadas pelas operárias até que seguem para o seu destino definitivo, ou seja, a colmeia que vão melhorar.

+ Como substituir a abelha rainha de uma colmeia
+ Criador dá orientações de como conservar mel de abelha jataí
+ Conheça as vantagens do plantio direto para hortaliças

O especialista em apicultura afirma que uma abelha rainha virgem pode ficar engaiolada no banco de rainhas de 10 a 12 dias para conseguir reproduzir. Já a rainha fecundada pode passar até três meses, porém é preciso manter a colônia bem nutrida e ter cuidado com a população do banco.

De acordo com o professor, uma abelha operária vive em torno de 40 dias, enquanto uma rainha pode sobreviver até cinco anos. Dependendo das condições, a produtividade dela já começa a cair após o primeiro ano, por isso é importante manter rainhas jovens na colmeia.

Confira a reportagem abaixo:

 

Reportagem produzida e exibida pelo programa Globo Rural, da TV Globo, no dia 29 de julho de 2018.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply