Skip to main content

Frango assado com batatas (Foto: Rogério Voltan/Ed. Globo)

 

Na noite de Natal, a ceia é sempre um dos momentos mais agradáveis de compartilhamento e união. Para curtir melhor o espírito natalino, receitas tradicionais não podem faltar – como uma boa carne assada e um pudim bem cremoso de sobremesa. Se você procura ideias para montar uma boa mesa, confira sugestões de pratos que têm o gostinho da fazenda:

Entrada
Opção de petisco mais saudável, as chips de couve substituem os industrializados e são fáceis de fazer. Aprenda a preparar. 

Chips de couve (Foto: Divulgação)

 

O Cuscuz Paulistano é um prato tipicamente brasileiro, que pode ficar ainda mais saboroso e saudável quando preparado com milho verde, ervilha e molho de tomate, produzidos sem adição de sal, açúcar e conservantes. Acesse a receita. 

Cuscuz paulistano (Foto: Divulgação/Predilecta)

 

Acompanhamentos
Para quem adora milho, uma sugestão prática e saborosa: creme de milho com sardinha. Saiba como fazer.  

Creme de milho com sardinha (Foto: Divulgação)

 

Natal combina com farofa! A receita da chef Heloisa Bacellar, do Lá na Venda, leva amêndoas de cacau, castanha-do-brasil e frutas desidratadas. Veja como preparar.  

Na mesa de todo bom brasileiro não falta arroz! E isso não seria diferente na noite de Natal. Para inovar, faça um arroz parbolizado em camadas com ervilhas, tomate e frango desfiado. Aprenda a receita.  

Arroz parbolizado (Foto: Divulgação)

 

Prato Principal
E o que seria da ceia sem uma carne bem suculenta? O frango assado com batatas serve até oito pessoas. Saiba como fazer.  

Frango assado com batatas (Foto: Editora Globo)

 

Para quem não gosta de desperdício, a torta verde de folhas de rabanete é a receita ideal, visto que aproveita o máximo dos ingredientes. Veja como preparar.  

Prato típico da culinária piauiense, a panelada é feita, originalmente, com as vísceras do boi. Nesta versão vegetariana, a chef Tatiana Cardoso, do restaurante Moinho de Pedra, usa muitos cogumelos e legumes para fazer uma panelada que vai bem com arroz e risoto. Entenda a receita.  

Panelada de legumes com leite de coco e castanhas (Foto: Editora Globo)

 

_O ambiente seco e quente influencia a cozinha forte da Paraíba, sendo que o pernil de cabrito assado é exemplo da culinária do Sertão. A receita tem sabor intenso e combina com o clima de festa de Natal. Saiba como fazer. 

Pernil de cabrito assado (Foto: Thinkstock)

 

Doces
O sabor do panetone combina com o final de ano. Mas, em vez de saborear o pão fofinho apenas com sorvete, que tal usá-lo como ingrediente para um doce mais incrementado?! Pudim de panetone com leite condensado vai te deixar com água na boca! Aprenda a preparar. 

Pudim de panetone com leite condensado (Foto: Flickr/Thamy Cavassani/Creative Commons)

 

Para quem prefere um doce mais leve, o creme de graviola é uma receita refrescante e fácil de fazer. Veja o passo a passo.  

Creme de graviola (Foto: Divulgação)

 

Simples e muito gostoso, o bolo de cenoura com calda de chocolate é uma sobremesa para agradar praticamente todos os presentes na ceia de Natal. Saiba como fazer. 

Bolo de cenoura com calda de chocolate (Foto: Beto Tchernobilsky / Editora Globo)

 

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
 
Source: Rural

Leave a Reply