Skip to main content

Armadilhas também podem ser feitas com garrafas PET (Foto: Shutterstock)

 

Como se livrar da paquinha que está comendo as mudas de alface?
Helena Souza, via Facebook

A paquinha (Neocurtilla hexadactyla) é um inseto da ordem Orthoptera, a mesma dos grilos e dos gafanhotos. Pequena, com menos de 5 centímetros, possui o primeiro par de pernas adaptado para cavar o solo. De hábitos noturnos, vive enterrada e se alimenta das raízes das plantas e de matéria orgânica em decomposição. Como o controle com pulverização de inseticidas é muito difícil e antieconômico, em mudas recém-transplantadas de alface no campo indica-se o uso de iscas tóxicas feitas com 1 quilo de farelo de trigo, 100 mililitros de óleo de nim, 200 gramas de açúcar ou melaço e 500 mililitros de água. Misture tudo em um recipiente até formar uma massa, que deve ser enrolada em forma de bolinhas de 2 a 3 centímetros com uso de luvas, devido à presença do inseticida. Ao cair da noite, enterre superficialmente as iscas próximas às plantas, para atrair pelo cheiro de melaço e do trigo as paquinhas que se envenenarão com o óleo de nim. Armadilhas também podem ser feitas com garrafas PET cortadas ao meio e enterradas próximas às plantas, contendo água e algumas gotas de detergente para o inseto se afogar. A calda repelente mais usada para paquinhas é a de pimenta, que é curtida em um frasco de plástico por cerca de duas semanas. Em seguida, coe e dilua o líquido na proporção de 50 mililitros de calda para 20 litros de água. Pulverize sempre no fim da tarde, para evitar a queima das plantas com a calda.

Leia também: 
>> Como produzir alface em espuma fenólica
>> Saiba como evitar ataque de viroses em alface

CONSULTOR: JORGE ANDERSON GUIMARÃES, entomologista e pesquisador da Embrapa Hortaliças, Rod. Brasília/Anápolis, BR 060, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9110, www.embrapa.br/fale-conosco

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply