O novo ano safra começa oficialmente no Brasil no próximo dia 1° de julho, mas, até agora, o setor produtivo ainda não tem nenhum sinal de qual será a política de financiamento, muito menos do valor disponibilizado pelo governo para custear os trabalhos de campo no país.
LEIA TAMBÉM: Plano Safra 2022/23 deve ser anunciado na quarta-feira, dia 29
O Plano Safra do Governo Federal serve de bússula para guiar os investimentos e planejamentos dos produtores rurais (Foto: Foto: iStock/Mapa)
O chamado "Plano Safra", que é divulgado sempre no mês de junho, está sem data para ser anunciado. No ano passado, foi publicado no dia 22 de junho, data que completou um ano ontem.
Esse atraso é extremamente preocupante e deixa os produtores muito apreensivos quanto ao planejamento dos custos e, principalmente, da área a ser cultivada. É a partir do direcionamento do Plano Safra do Governo Federal, da disponibilidade de recursos, das taxas de juros e das linhas de financiamento que os produtores conseguem se planejar para todo ano.
Os mais vulneráveis são os pequenos produtores, que dependem, em sua maioria, totalmente do Governo Federal para iniciar os trabalhos de campo. Esse grupo representa 70% do número total de produtores hoje no país, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
saiba mais
Presidente defende aproximação entre comunidades empresariais do Brics
Às vésperas da safra 2022/2023, indefinição do crédito rural preocupa agronegócio
Neste ano, o cenário é ainda mais complexo do que nos anos anteriores, porque os custos de produção disparam no campo (como é o caso dos fertilizantes, que subiram mais de 200%). Com isso, há uma limitação ainda maior pra custear a safra, até para quem tem recursos próprios.
Isso porque, se os produtores não conseguem acessar o volume de crédito oficial do que eles precisam para cumprir seus planejamentos, muitos tendem a reduzir o cultivo, afetando diretamente o volume de produção e os preços – inclusive, para o consumidor final.
Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terças-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.
Source: Rural