Skip to main content

Criadores de suínos reforçaram, nesta terça-feira (20/6), suas preocupações com o momento desfavorável vivido pelo setor, especialmente entre os produtores independentes. Representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), apresentaram pedidos de apoio à Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), durante a reunião semanal do colegiado, em Brasília (DF).

LEIA TAMBÉM: Canadá anuncia habilitação para exportação de carne suína de 2 plantas de SC

De acordo com o divulgado pela própria FPA, em seu site oficial, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, afirmou que, mesmo com o aumento da demanda da China puxando a produção brasileira, o cenário da suinocultura é de crise.

“O excedente de carne suína no mercado interno em 2021, foi piorado por um momento de perda de poder aquisitivo da população brasileira durante a pandemia, além do aumento no custo de produção que acabou dando início a crise da suinocultura que persiste até esse ano”, disse Lopes, segundo a FPA.

Lopes ponderou que a previsão para este ano já era era de um primeiro semestre de dificuldades, com o preço de venda do suíno em baixa e alto custo de produção. “O que não estava sendo previsto, era a piora desse cenário com a invasão da Ucrânia, e as sanções impostas à Rússia que acabaram acarretando mais crises para o mercado”, alertou.

saiba mais

Governo estende prazo de dívidas de suinocultores independentes

Crise na suinocultura afeta também cooperativas e agroindústrias

 

O presidente da FPA, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), destacou, em conversa com jornalistas após a reunião, que os produtores pedem incentivos para a retenção de matrizes, prorrogação de dívidas de custeio e garantia de crédito para dar suporte à cadeia produtiva.

"Houve aumento da produção no Brasil no momento em que essa alta dos custos de produção não estava no planejamento de quem faz o investimento. Não se imaginava que o custo ia subir tanto", analisou o parlamentar.

Segundo representantes dos suinocultores, situação é de crise, mesmo com o aumento da demanda chinesa estimulando a produção brasileira  (Foto: Jordan Gale/Reuters)

 
Source: Rural

Leave a Reply