Após dois anos sem edição presencial, a Bahia Farm Show retornou a Luís Eduardo Magalhães (BA). Até o dia 4 de junho, produtores poderão conferir tecnologias apropriadas ao Nordeste e Norte do País, algumas sendo anunciadas em primeira mão na feira promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
LEIA TAMBÉM: Bahia Farm Show espera movimentar R$ 2 bilhões em negócios
Bahia Farm Show (Foto: Reprodução/Bahia Farm Show)
Os lançamentos incluem novas cultivares de soja e algodão, descompactador de solo e até um novo banco digital especializado no atendimento ao produtor rural, tudo majoritariamente voltado ao Matopiba – região que compreende os polos agrícolas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Confira a seguir algumas novidades disponíveis na Bahia Farm Show:
Soja e algodão
A Embrapa Cerrados, a Embrapa Algodão e a Fundação Bahia promovem o pré-lançamento das cultivares transgênicas de soja BRS 8383IPRO e de algodão BRS 437B2RF. Enquanto a primeira é uma variedade de ciclo médio, hábito de crescimento indeterminado e potencial de produção acima de 5 mil kg por hectare no Matopiba, a cultivar de algodão resulta em plantas de ciclo tardio e porte alto, sendo, portanto, indicadas para cultivo em safra única.
Plantação de algodão na Bahia (Foto: Dvivulgação/Abapa)
saiba mais
Custo de produção da soja quase dobra em comparação à safra anterior
Nova colheitadeira
Além de novas cultivares, também chega ao público na Bahia Farm Show um novo maquinário. Lançada na feira pela New Holland Agriculture, a nova colheitadeira da empresa é mais uma que já vem com tecnologia de inteligência artificial embarcada. O implemento permite ao operador escolher entre diferentes estratégias de colheita, conforme as condições da lavoura e o objetivo, que pode mudar em decorrência das condições climáticas.
Colheitadeira New Holland CR 10.90 Intellisense (Foto: Divulgação/New Holland Agriculture)
Descompactador de solo
A Piccin Equipamentos, de São Carlos (SP), vai até a Bahia Farm Show para lançar o novo descompactador de solos, homologado para realizar curvas com raio de giro de 25 metros em operação, ou seja, com as hastes em profundidades de até 550 mm. O equipamento pode realizar grandes curvas para desviar de obstáculos ou acompanhar curvas de nível sem o risco de causar danos. “A inovação vem do raio de giro e destes comandos hidráulicos exclusivos”, aponta o engenheiro agrônomo e head de marketing, Marco Gobesso.
LEIA TAMBÉM: A revolução tecnológica das máquinas agrícolas
Descompactador de solo da Piccin Equipamentos (Foto: Divulgação/Piccin Equipamentos)
Gerenciamento do rebanho
A Toledo do Brasil, atuante na área de pesagem e gerenciamento de informações, apresenta na Bahia Farm Show um novo sistema de gerenciamento de rebanho. O software se comunica com a balança e, através do celular, o cliente tem acesso a informações como: peso do animal, vacinação, quantidade de animais pesados, apartação e valor em arrobas, entre outras. Dessa forma, é possível gerar relatórios e armazenar os dados das pesagens, tendo o histórico do rebanho e a rastreabilidade exigida pelos compradores. Entre outras novidades na feira, a empresa também expõe uma nova balança para caminhões.
Saiba mais sobre pecuária no site da Globo Rural
Barras de pesagem da linha MGR da Toledo do Brasil (Foto: Divulgação/Toledo do Brasil)
Banco digital
Fundado por produtores de soja e milho, há cerca de dois meses, o Banco Agro estará pela primeira vez na Bahia Farm Show. A proposta do banco digital é viabilizar ao produtor rural fácil acesso ao crédito, com prazos curtos para aprovação, além de linhas de financiamento e refinanciamento. Com a intenção de “revolucionar o crédito digital para o campo”, segundo Ruy Rodrigues, CEO do banco, também há oferta de produtos como seguros agrícola e safra, consórcio de veículos, máquinas e placas solares.
saiba mais
Comércio online registra aumento de vendas de insumos agrícolas
Estande do Banco Agro na Bahia Farm Show (Foto: Divulgação/Banco Agro)
Source: Rural