O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta quinta-feira (02/06) mostra continuidade do crescimento do Brasil, enquanto países desenvolvidos e emergentes revisam suas projeções de atividade para baixo, disse a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.
LEIA TAMBÉM: Lira diz que pressionará governo para subsidiar combustíveis
Supermercado no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)
Nota informativa publicada pelo órgão traz como fatores de alerta os efeitos da guerra na Ucrânia e impactos remanescentes da pandemia de Covid-19, mas não menciona o aperto monetário implementado pelo Banco Central, que tende a segurar a atividade.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o PIB brasileiro teve crescimento de 1,0% no primeiro trimestre deste ano na comparação com os últimos três meses de 2021, mostrando aceleração em relação ao fim do ano passado.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
“A recuperação da economia brasileira em 2022 mostra continuidade do crescimento, com elevação das estimativas para o PIB do ano, ao mesmo tempo em que há revisão para baixo nas projeções de PIB em vários países desenvolvidos e emergentes”, disse o órgão.
A pasta ressaltou que entre os destaques do trimestre estão as altas de serviços, de 1%, e da indústria, de 0,1%. Pelo lado da demanda, a SPE ressaltou a sustentação do consumo das famílias, com elevação de 0,7%.
saiba mais
Indústria de biodiesel quer audiência com governo para discutir aumento da mistura
Balança comercial agro de SP tem superávit de US$ 5,67 bi até abril
Na nota, o órgão afirma que a melhor forma de combater incertezas é prosseguir com processo de consolidação fiscal e aprovação de reformas pró-mercado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!
Source: Rural