Skip to main content

A Lituânia recebeu sua primeira entrega ferroviária de grãos da Ucrânia para embarque no porto de Klaipeda, disse a empresa ferroviária estatal LTG nesta terça-feira (24/05).

LEIA TAMBÉM: Monitor de safra da UE reduz perspectiva de produtividade de trigo e cevada por seca

Uma vista aérea mostra um trator espalhando fertilizante em um campo de trigo perto da aldeia de Yakovlivka atingida por um bombardeio aéreo fora de Kharkiv, enquanto o ataque da Rússia à Ucrânia continua, 5 de abril de 2022 (Foto: REUTERS/Thomas Peter/File Photo)

 

Com os portos da Ucrânia bloqueados pela invasão da Rússia, o importante produtor de grãos não conseguiu exportar quase 25 milhões de toneladas, fazendo com que os preços globais dos alimentos disparassem.

O país foi forçado a enviar carregamentos através de sua fronteira ocidental, contando com capacidade ferroviária limitada e pequenos portos fluviais de Danúbio.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

"Esperamos aumentar para receber um trem por dia da Ucrânia, cada um com até 1.500 toneladas de grãos e outros produtos agrícolas, para exportação via porto de Klaipeda", disse o porta-voz da LTG, Mantas Dubauskas.

Ele não deu um cronograma para o plano. Os trens chegam à Lituânia via Polônia.

saiba mais

Colheita da soja da safra 2021/22 atinge 98,1% da área no País

Esmagamento de soja em MT cresce 3% no acumulado de 2022

 

As exportações de grãos da Ucrânia nos primeiros 10 dias de maio caíram mais da metade, para cerca de 300.000 toneladas, ante 667.000 toneladas no mesmo período do ano passado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!

 
Source: Rural

Leave a Reply