As temperaturas continuarão baixas pelos próximos dias sobre toda metade sul do Brasil. No entanto, mesmo com a previsão do tempo apontando uma nova entrada de massa de ar polar entre sexta-feira (20/5) e sábado (21/5), as temperaturas mínimas vão se elevar gradativamente. Além disso, a possibilidade de geadas amplas foi descartada pelos meteorologistas da Rural Clima.
LEIA TAMBÉM: Por que está tão frio no Brasil? Especialistas explicam baixa temperatura
Onda de frio não vai ser capaz de causar danos severos às lavouras, afirma Rural Clima (Foto: Divulgação)
"O risco de geadas amplas e de forte intensidade que vinham sendo anunciadas por alguns institutos e empresas de meteorologia nos últimos 10 dias, não existe mais. Assim, como para a Rural Clima, nunca existiu".
Houve registros de geadas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Porém, essas ocorrências foram de fraca intensidade e pontuais, sem danos significativos à produção nacional de milho, algodão, feijão, café e cana de açúcar. O boletim complementa informando que o Paraná pode registrar geadas pontuais novamente, mas sem grandes prejuízos, assim como as que ocorreram durante a semana.
saiba mais
Rural Clima registra geadas pontuais e 'insignificantes'
O que é o Ciclone Yakecan, tempestade que atinge o sul do Brasil
"A geada só não foi ampla como em 2021, por conta do ciclone Yakecan, que levou muita nebulosidade para o interior do país, ao avançar pela costa da região sul, minimizando a perda de calor por radiação, tanto pela planta quanto solo para a atmosfera". Ainda sim, mesmo sem geadas amplas, os vários dias consecutivos de temperaturas baixas podem acarretar em reduções nos potenciais produtivos do milho e do algodão.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
Com a presença da massa de ar polar, não há previsão para a entrada de novas frentes frias nos próximos dias. Isso quer dizer que o tempo segue aberto e sem chuvas, com exceção do leste e extremo norte do Brasil, que continuarão com chuvas em decorrência da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT.)
"Somente entre os dias 25 e 26 de maio é que uma nova frente fria começará a avançar sobre o sul, onde irá levar chuvas generalizadas a toda a região entre os dias 26 a 30. E esse sistema poderá também ocasionar chuvas em partes da região sudeste ao longo da primeira semana de junho".
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!
Source: Rural