Foi entregue, nesta quinta-feira (28/4), na 27ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), a primeira colheitadeira incluína no Registro Nacional de Máquinas Agrícolas (Renagro), do ID Agro. A máquina, da marca Fendt, do Grupo AGCO, foi adquirida por um agricultor que cultiva soja e milho, no município de Sidrolândia (MS). A cerimônia que marcou a entrega do registro foi feita no estande da empresa, com a presença de executivos e representantes do Ministério da Agricultura e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Aprovado em março deste ano, o Renagro entra em vigor em outubro. É equivalente ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos demais veículos automotores. A diferença é que não tem custo e a inclusão da máquina no banco de dados é facultativa. O sistema do registro é ligado às autoridades policiais dos Estados e, de acordo com o governo, além de garantir a propriedade do bem, promove rastreabilidade e facilita fiscalização e prevenção a roubos e furtos de equipamentos.
Colheitadeira de modelo adquirido por produtor rural e que foi a primeira registrada através do ID Agro (Foto: Divulgação)
Source: Rural