Mesmo com uma queda na safra nas regiões produtoras, guerra entre a Rússia e a Ucrânia e fechamento de portos na China, as vendas de frutas do Brasil cresceram neste trimestre. Dados da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) informam que o Brasil conseguiu aumentar em 2% as vendas para o exterior no primeiro trimestre deste ano.
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Frutas (Foto: Wikipedia)
Entre janeiro e março, o Brasil embarcou para o exterior 250 mil toneladas de frutas frescas com um faturamento de US$ 196 milhões. A fruta mais exportada no período foi o limão com cerca de 20% de aumento nas vendas. Já as exportações de manga, que é a fruta mais exportada pelo Brasil em 2021, cresceram em volume, mas houve uma queda no valor de faturamento. As chuvas na região do Vale do São Francisco, onde está concentrada a produção de manga do Brasil, tiveram um aumento. Esse excesso prejudicou a qualidade do produto, com isso houve desvalorização da manga brasileira.
O mesmo aconteceu com a uva, o desenvolvimento dos parreirais foram prejudicados pelo excesso de chuvas e outros fenômenos climáticos. A fruta sofreu 59% de perda nos volumes de exportação e 61% em receita, segundo dados da Abrafrutas.
A maçã, que tem uma área de produção concentrada no sul, também teve problemas de qualidade e de ofertas na safra. O sul sofreu com problemas de estiagem, que afetaram também a produção de grãos na região. Sobre a maçã é importante ressaltar também que a Rússia foi o terceiro maior destino da fruta no ano passado e agora com a guerra com a Ucrânia, a Rússia praticamente cessou as suas compras nas compras do Brasil, não só de frutas, mas também de outros produtos. Com isso os russos deixaram de comprar 700 toneladas no primeiro trimestre, sendo só de maçã 84 toneladas.
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Source: Rural