No fim da tarde de segunda-feira (18/04), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou um relatório com a evolução de plantio de diversas culturas como soja, milho, trigo, arroz e algodão. Os trabalhos de plantio começaram a temporada com atraso em relação aos anos anteriores.
Segundo o órgão americano, o plantio de milho foi concluído em só 4% da área até o último domingo (17/04). Esse número é 3% abaixo do registrado na mesma época do ano passado e 2% abaixo da média dos últimos 5 anos.
Leia Também: Estados Unidos devem exportar mais soja e milho, avalia USDA
O milho bateu U$8 por bushel na bolsa de Chicago, o maior valor alcançado desde agosto de 2012 (Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)
O clima tem dificultado o início da safra americana, um frio muito forte continua predominando na região do meio-oeste dos Estados Unidos, onde cinturão de produção de grãos do país atua. Com temperaturas muito baixas no solo, as plantadeiras sequer entraram em campo em 10 estados, entre eles grandes produtores como Illinois, Iowa, Missouri e Minnesota. Em 2021 somente 2 estados ainda não haviam iniciado o plantio nesta época do ano.
O Estados Unidos é um dos maiores produtores mundiais de grãos, responsáveis pelo comportamento dos preços da soja, milho, trigo e algodão no mundo inteiro. O quadro de plantio atrasado fez os preços subirem, como é o caso do milho, que ontem subiu 3% na bolsa de Chicago, batendo U$8 por bushel, o maior valor alcançado desde agosto de 2012, segundo levantamento do Valor Econômico.
saiba mais
Armazenamento de grãos aumenta problemas na Ucrânia
Trigo cresce e soja cai entre as importações chinesas
O mesmo aconteceu com a soja e trigo, que também estão com plantio atrasado para essa época do ano. As perspectivas são de que o frio continue prejudicando os trabalhos dos produtores norte-americanos neste início de safra.
A guerra sem perspectiva de fim entre Rússia e Ucrânia, que são grandes produtores e exportadores de cereais, também vem aumentando os preços. Os países que dependem dos grãos produzidos de fora estão ficando cada vez mais apreensivos com a disponibilidade dos produtos, o que amplifica a corrida em busca de grãos.
Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.
Source: Rural