Skip to main content

A Ferrero, companhia responsável por marcas de chocolate como Kinder Ovo, Nutella e Ferrero Rocher, anunciou a suspensão imediata das atividades da sua fábrica em Arlon, na Bélgica, nesta sexta-feira (08/04). Em nota publicada pela assessoria da empresa, a ação foi tomada em conjunto com as autoridades de segurança alimentar e faz parte das investigações em andamento sobre o surto de salmonella entre crianças na Europa.

LEIA TAMBÉM: O que é Salmonella, bactéria encontrada em chocolates na Europa

Na nota publicada pela empresa, é aconselhado que os consumidores que adquiriram os produtos abrangidos pelo recall não os consumam e os devolvam para serem reembolsados (Foto: REUTERS/Caren Firouz/File Photo)

 

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), desde 17 de fevereiro de 2022, diversas crianças foram hospitalizadas sob o diagnóstico de salmonella. A partir das entrevistas com os pacientes e os estudos epidemiológicos, a investigação acredita que a provável via de infecção foi o consumo dos produtos de chocolate, desenvolvidos na fábrica da Kinder em Arlon.

Detectada em países como Reino Unido, França, Irlanda e Alemanha, a ECDC estima que a bactéria já conte com 114 infecções confirmadas e outros 28 casos prováveis. Por conta disso, na terça-feira (05/04), já havia sido anunciado um programa de recall desses produtos à venda nos mercados pela Europa e nos Estados Unidos. 

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

No infográfico, é possível identificar a distribuição geográfica dos casos confirmados de salmonella na Europa desde o início do surto, em fevereiro, até esta sexta-feira (08/04) (Foto: Divulgação/ECDC)

 

A fábrica belga responde por cerca de 7% do volume global total de produtos Kinder. Dentre os chocolates recolhidos estão: Kinder Surprise, Kinder Surprise Maxi, Kinder Mini Eggs e Kinder Schokobons.

Na nota publicada, a Ferrero reconhece que houve falhas internas, causando atrasos na recuperação e compartilhamento de informações em tempo hábil, o que afetou a velocidade e a eficiência das investigações. Ela reitera também que a fábrica só reabrirá depois que as autoridades competentes a certificarem.

saiba mais

JBS soma três suspensões seguidas pela China em menos de um mês

China embarga por uma semana 3 frigoríficos do Brasil

 

O caso ocorre próximo da Páscoa, importante data para o setor de chocolates. Mas, segundo a empresa, o mercado brasileiro é abastecido por fábricas localizadas na América do Sul e, assim, não há suspeita de contaminação dos produtos vendidos no país.

Nota oficial da Ferrero Brasil

Graças à colaboração com várias autoridades das áreas de segurança dos alimentos e saúde pública na Europa, a Ferrero chegou a novos dados que mostram a correspondência de genótipos entre casos relatados de contaminação de salmonella na Europa e na fábrica em Arlon, Bélgica. Neste contexto, a Ferrero está suspendendo as operações em sua fábrica em Arlon, Bélgica.

O recall que começou de forma preventiva e que se refere a produtos fabricados na Bélgica está sendo implementado em conjunto com parceiros comerciais de todos os países de destino para lotes relevantes de toda a produção de Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica.

A fábrica só será reaberta depois de certificada pelas autoridades. Apenas os produtos Kinder fabricados em Arlon, Bélgica, são afetados por este recall. Todos os outros produtos da linha Kinder e os outros produtos da Ferrero não foram afetados.

O Brasil não está envolvido no recall de produtos Kinder fabricados na Bélgica.

Lamentamos profundamente esta situação. A segurança alimentar, a qualidade e o cuidado estão em nossa essência desde a fundação da empresa. Este sério evento atinge o cerne do que defendemos e tomaremos todas as medidas necessárias para preservar a total confiança de nossos consumidores.

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

*Com informações do G1

*A matéria foi atualizada com a nota oficial da Ferrero Brasil às 20:56

 
Source: Rural

Leave a Reply