Skip to main content

O corte de impostos de importação de produtos alimentícios, mas a medida, publicada nesta quarta-feira (23/2) no DIário Oficial da União (DOU), deve ter pouco impacto nos preços finais de produtos para o brasileiro. O governo anunciou tarifa zero para sete produtos, entre eles café, manteiga, queijo e óleo de soja, sob o argumento de que são produtos que têm peso sobre a inflação, que, em 12 meses, passa dos 10%.

LEIA TAMBÉM: Guerra pressiona mercado e preço do café cai

 

Alguns setores atingidos pela decisão do governo demonstraram preocupação. O setor de etanol de milho, por exemplo, avalia que a decisão traz insegurança jurídica, embora não deva interferir nos níveis atuais de produção. De qualquer forma, a associação que representa as usinas que produzem o combustível a partir do cereal falam em propor uma cota de importação.

A indústria do café criticou a decisão. Executivo do setor disse que não ficou sabendo da reunião em que foi definida a tarifa de importação zero. Para o segmento, a decisão só beneficia um determinado nicho da cadeia produtiva: o de cafés especiais, de produtos mais premium, com pouco impacto sobre os preços do produto.

Ouça o CBN Agro de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e também às terças-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

 

 

 

 

 

Preparação de café (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 
Source: Rural

Leave a Reply