A Índia está aumentando as importações de fertilizantes de países como Canadá e Israel para garantir suprimentos suficientes para a próxima temporada de semeadura do verão após a interrupção dos embarques causada pela invasão russa da Ucrânia.
Leia Também: Fertilizantes: Brasil pode ter mais oferta, mas será difícil substituir Rússia
Ministro Mansukh Mandaviya posa para foto após entrevista em Nova Delhi (Foto: REUTERS/Anushree Fadnavis)
A Índia é um importante importador de fertilizantes para seu enorme setor agrícola, que emprega cerca de 60% da força de trabalho do país e responde por 15% da economia de 2,7 trilhões de dólares.
"Desta vez, fizemos preparativos antecipados para a temporada de kharif (semeadura de verão). Precisamos de cerca de 30 milhões de toneladas de fertilizantes e os arranjos estão prontos", disse o ministro de fertilizantes, Mansukh Mandaviya, à Reuters, sem dar mais detalhes.
saiba mais
Incerteza com fertilizante reduz ritmo de venda antecipada de soja em MT
Ele disse que a Índia terá um estoque inicial confortável, cerca de um quarto da quantidade total de fertilizantes necessários para a temporada de verão.
Os agricultores indianos geralmente começam a plantar culturas como arroz, algodão e soja com a chegada das chuvas de monção em junho.
Para fertilizar as plantações, a Índia depende das importações para todo o seu consumo anual de 4 a 5 milhões de toneladas de potássio e recebe um terço disso da Belarus e da Rússia.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural