As áreas de instabilidade continuam ativas entre o Norte e o Nordeste do Brasil nesta segunda-feira (7/3), e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) reforça as instabilidades ao longo do dia. De acordo com a Climatempo, outro destaque para o início da semana é a formação de uma nova frente fria na altura da costa do Sul do Brasil que deve aumentar as condições para temporais no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Energia Solar: o que você precisa saber para instalar na sua propriedade
Uma nova frente fria que se aproxima do Rio Grande do Sul levará chuvas fortes ao estado (Foto: Pxhere/Reprodução)
"No Rio Grande do Sul, com a formação de uma nova frente fria ao longo do dia, o risco para temporal é maior. Todas as áreas do centro-sul gaúcho, inclusive a capital Porto Alegre, ainda podem ter temporais nesta segunda-feira", informa.
O Brasil segue quente no começo da semana, e o principal ponto de atenção é para a chuva que ainda deve acumular grandes volumes entre o Norte e o Nordeste do Brasil. A situação é de alerta para temporais no decorrer do dia.
saiba mais
Colheita de soja alcança 3% das áreas no RS com baixa produtividade; milho atinge 60%
Preços de alimentos batem recorde em fevereiro, diz agência da ONU
Já no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, o sol predomina na maior parte do dia, faz calor e as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite, sempre de forma isolada. Ainda sim, há condições para chuva forte e com raios, inclusive nas capitais São Paulo, Brasília, Goiânia, Curitiba e Florianópolis. No litoral do Rio De Janeiro, o calor segue intenso e ainda não chove na cidade do Rio, informa a Climatempo.
Belo Horizonte até terá algumas pancadas de chuva a partir da tarde, mas de forma isolada, e com isso, os volumes não serão significativos. Pode chover forte na Região Serrana do Rio, no noroeste fluminense e centro-sul do estado, mas não há previsão para volumes excessivos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural