O presidente Jair Bolsonaro alertou, nesta quarta-feira (2/3), para o risco de falta de fertilizantes por causa da guerra entre Ucrânia e Rússia e voltou a defender que seja liberada a mineração em terras indígenas. Em postagem nas redes sociais, ele disse que a segurança alimentar e o agronegócio exigem a adoção de medidas que reduzam a dependência de importações.
LEIA TAMBÉM: Com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia, empresas reforçam risco de falta de fertilizantes
Para o presidente Jair Bolsonaro, permitir a mineração em terras indígenas é solução para reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes importados (Foto: Reuters)
"Com a guerra Rússia/Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e agronegócio (Economia) exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância", postou o presidente.
Na sequência de postagens, em seu perfil no Twitter, ele lembrou de um discurso feito em 2016 (compartilhado em vídeo), quando ainda era deputado federal, no qual mencionava riscos da dependência do potássio da Rússia. Na época, segundo ele, havia três problemas que impediam a redução desta dependência: "ambiental, indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira"
"A agricultura precisa de potássio. E somos totalmente dependentes da Rússia. Temos uma mina de potássio enorme na região do Rio Madeira. Não é explorada por vários motivos: licença ambiental – um presidente com pulso, resolveria o problema; a questão de reserva indígena e outra ainda: essas reservas de potássio foram acertadas via Petrobras, sabe-se lá como, e estão nas mãos de uma empresa canadense. Ou seja, não podemos explorar o nosso próprio potássio", disse o então deputado Jair Bolsonaro, na época.
saiba mais
Bolsonaro defende neutralidade do Brasil em conflito entre Rússia e Ucrânia
Rússia x Ucrânia: como conflito afeta o Brasil? Veja riscos para o agro
"Nosso Projeto de Lei n° 191 de 2020, "permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas". Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas", destacou Bolsonaro, nas postagens, referindo-se ao projeto que permite a atividade em terras indígenas, criticado por ambientalistas e lideranças de diversas etnias.
O avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia colocou sob alerta a agricultura brasileira, que já vinha relatando aumentos de custos de produção por conta da dificuldade de acesso a insumos, especialmente fertilizantes. A Rússia responde por cerca de 20% do abastecimento do Brasil e, em meio à escalada de tensão no leste europeu e a adoção de sanções contra o país governador por Vladimir Putin, especialistas acreditam em risco real de faltar adubo.
Source: Rural