Skip to main content

Confira os destaques desta segunda-feira (21/2)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Milho e algodão

O plantio do milho segunda safra em Mato Grosso avançou 11,3 pontos porcentuais na última semana e alcançou 68,4% da área a ser plantada no Estado, estimada em 6,275 milhões de hectares, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os trabalhos estão mais adiantados no médio norte, onde o plantio já foi realizado em 80,09% da área prevista para região, e no noroeste mato-grossense, que semeou em 70,83% da área projetada. Em relação ao algodão, o plantio da safra 2021/22 no Estado atingiu 98,71% da área estimada até sexta-feira, complementou o Imea.

Produção de milho (Foto: REUTERS/Henry Romero)

 

Energia solar

A geração de energia dentro das fazendas, por meio de painéis fotovoltaicos, representa atualmente 13% dos sistemas de energia solar instalados no Brasil. A participação, que era de 5% há cinco anos, deve crescer ainda mais, incentivada pelo acesso às linhas de crédito e pelo novo marco regulatório, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em 7 de janeiro de 2022. O Projeto de Lei no 5.829/2019 instituiu o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS).

A geração própria pelos produtores rurais representa atualmente 13% dos sistemas de energia solar instalados no Brasil (Foto: Getty Images )

Aviação agrícola

A aviação agrícola brasileira cresceu 3,4% em 2021 na comparação com o ano anterior, com a colocação de 80 novos aparelhos em operação. O número mantém o Brasil como segunda maior força aérea agrícola, com 2.432 aeronaves, sendo 2.409 aviões e 23 helicópteros, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm mais de 3.600. A maioria das aeronaves, segundo o relatório, é das sete gerações do modelo Ipanema, da Embraer, com 55,47% do mercado brasileiro. Trata-se de um avião de motor a pistão, fabricado desde os anos 70 e que desde 2014 sai de fábrica movido a etanol.

Aviação agrícola – avião (Foto: Castor Becker Júnior/Divulgação)

Logística

A MSC, líder no mercado de frete marítimo internacional, anunciou a suspensão por tempo indeterminado de suas operações de estufagem de contêineres e transporte terrestre no Brasil. A decisão foi tomada em meio a um cenário de custos de frete em patamares recordes e dificuldades para obter escalas de embarque e contêineres para exportação. Em comunicado enviado a clientes, ao qual Globo Rural teve acesso, datado de 14 de janeiro, a empresa informa que a decisão tem efeito imediato. E relaciona a medida a questões relacionadas à segurança nas operações portuárias.

Operação em terminal no Porto de Santos, que tem 76% da capacidade ocupada. (Foto: Andre Penner)

Clima

Nova onda de tempo quente e seco no Paraná e Mato Grosso do Sul está preocupando produtores de soja e milho, e chuvas excessivas em Mato Grosso e Minas Gerais reduzem a qualidade do grão da oleaginosa, afirmou nesta segunda-feira (21/1) a consultoria AgRural. Devido aos problemas climáticos, a empresa de análises fez, no fim de janeiro, o seu terceiro corte consecutivo na estimativa de produção de soja desde dezembro. Agora a colheita do Brasil é prevista em 128,5 milhões de toneladas, o que representa diminuição de 17 milhões de toneladas em relação à expectativa inicial.

Carregamento de soja (Foto: REUTERS/Jorge Adorno)

Inflação

Especialistas deram sequência à série de altas na expectativa para a inflação este ano, indo bem acima do teto da meta, apesar de terem reduzido com força o cenário para a pressão de preços administrados, mostrou a pesquisa Focus realizada pelo Banco Central. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (21/02) aponta que a projeção da alta do IPCA este ano agora é de 5,56%, 0,06 ponto percentual a mais do que na semana anterior. Para 2023, a expectativa de inflação segue sendo de 3,5%.

Consumidora faz compras em supermercado do Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

Avicultura

A participação de indústrias brasileiras de carne de aves na Gulfood pode render mais de US$ 1 bilhão em negócios nos próximos doze meses, de acordo com projeção divulgada nesta segunda-feira (21/2) pela Associação Brasileira de Proteína Animal. Realizada entre os dias 11 e 17 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes, a feira é considerada uma das principais do setor alimentício. Durante a Gulfood, as 20 empresas exportadoras consolidaram pelo menos US$ 50 milhões em vendas para clientes no Oriente Médio e outras nações da África, Ásia e Europa, informa a Associação.

estande-abpa-gulfood (Foto: ABPA)

Frete rodoviário

Apesar da alta expressiva no preço do diesel em 2021, o frete rodoviário manteve-se praticamente estável no país. Os valores do combustível encerraram o último ano quase 50% superiores ao observado em 2020. Já o frete teve variação de apenas 2% na mesma comparação. Setorialmente, o agro destacou-se com 36,6% dos fretes contratados pela plataforma em 2021 e um crescimento de 46,9% ante o ano anterior. Dentre os produtos transportados, os fertilizantes representaram 31,5% do total, com crescimento de 79% na mesma comparação.

Agronegócio respondeu por 36,6% dos oito milhões de fretes cadastrados na FreteBrás em 2021 (Foto: Diogo Diógenes/Ed.Globo)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply