Skip to main content

A sexta-feira (21/1) mantém o padrão da semana, com áreas de instabilidade sobre a região central do Brasil e previsão de pancadas de chuva para o Sudeste, Centro-Oeste e partes do Paraná, Santa Catarina e Paraguai.

LEIA TAMBÉM: Quando a onda de calor vai passar? Meteorologistas respondem

Sexta-feira manterá o padrão de chuva da semana, com pancadas e abertura de sol (Foto: Getty Images)

 

Uma frente fria que se forma entre a Argentina e o Uruguai deve avançar sobre o Rio Grande do Sul no domingo (23/01) e causar chuvas no estado gaúcho, além do leste de Santa Catarina, e no extremo sudeste do Paraná. "Ela ganha força durante a semana e há previsões que a partir de terça-feira (25/01), chuvas generalizadas ocorram sobre toda região sul", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Além disso, no começo da semana, outro sistema localizado sobre a faixa central vai levar chuvas sobre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Pará. "Serão chuvas mais fortes em relação as que tem acontecido agora e até mais demoradas".

saiba mais

Produtores de Mato Grosso relatam podridão na soja devido à chuva

Volume expressivo de chuvas no Centro-Sul deve ajudar safra 2022/23 de cana

 

Santos afirma que há uma grande possibilidade de que os corredores de umidade voltem a ficar sobre a faixa central do Brasil, e no fim de janeiro ocorra de três a quatro dias de invernada, com chuvas intermitentes. "Isso vai atrapalhar a colheita. Portanto, quem precisa dessecar a soja em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Maranhão, muito cuidado para não coincidir com essas chuvas fortes", finaliza.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply