Skip to main content

Áreas de instabilidade são observadas sobre o sul do Brasil nesta manhã de segunda-feira (17/1), porém os modelos preveem precipitações de fraca intensidade. De acordo com a Rural Clima, as temperaturas seguem extremamente altas, acima de 40 graus ao longo do dia. A partir de terça-feira (18/1), a frente fria ganha mais abrangência e traz chuva sobre boa parte da metade sul e leste do Rio Grande do Sul, na faixa leste de Santa Catarina e Paraná.

LEIA TAMBÉM: Situação das lavouras no oeste do PR é devastadora, com perdas de mais de 70%

Chuvas isoladas devem melhorar as condições para a colheita da soja (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

No Sudeste, os próximos dias serão marcados por pancadas de chuva, principalmente nos finais de tarde. "As famosas pancadas de chuva de verão", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Ele ressalta que as condições devem se manter excepcionais para as colheitas da soja e plantio da segunda safra.

No Centro-Oeste, a semana deve ser positiva para a realização dos tratos culturais e da colheita da soja, além do plantio das lavouras de segunda safra, tanto de milho quanto de algodão, isso porque a chuva deve ocorrer em forma de pancadas. "O que me surpreendeu, foram os baixos volumes na região de Sorriso (MT). Muitos produtores relataram que existem áreas sem chuvas há 15 dias e a tendência ainda é de chuvas bastante irregulares. Enquanto isso, regiões vizinhas não conseguem colher pelo excesso de chuvas".

saiba mais

Soja, milho, cana, arroz e feijão detêm 70% da área plantada no Brasil há 30 anos

Seca derruba previsões para safras de milho e soja da Argentina, diz bolsa

 

A previsão para o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é de chuvas em forma de pancadas em grande parte das regiões produtoras. Muitas áreas do sul do Tocantins e do oeste do Pará já apresentam chuvas na manhã desta segunda-feira (17/01), segundo o boletim da Rural Clima. "Ao longo da semana, chuvas generalizadas podem ocorrer sobre o Pará, norte do Tocantins, Maranhão e oeste do Piauí, enquanto no oeste da Bahia o tempo segue firme", afirma Santos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply