Skip to main content

Soja

 

 

A produção brasileira de soja deve ficar em 134,2 milhões de toneladas, segundo projeção divulgada nesta quinta-feira (13/1) pela Agroconsult, durante coletiva de apresentação de mais uma edição do Rally da Safra, expedição que percorre os principais polos agrícolas do país para mensurar no campo, por amostragem, o potencial das lavouras. A consultoria reduziu em 7% sua previsão de safra de soja, que em setembro foi estimada em 144,3 milhões de toneladas. Em relação às 137,1 milhões de toneladas produzidas na safra passada, a queda é de 2%.

(Foto: Sergio Ranalli)

 

Milho

A Agroconsult revisou para baixo sua projeção para a colheita de milho de verão no Brasil, semeado a partir de agosto do ano passado. A consultoria prevê a colheita de 24,5 milhões de toneladas, volume 16,4% abaixo das 29,3 milhões de toneladas estimadas em setembro e próximo das 25 milhões de toneladas colhidas na safra passada.

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Algodão

O plantio de algodão da safra 2021/22 atingiu 35% da área prevista até quinta-feira da semana passada (6/1), informou a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em relatório mensal de safra realizado em conjunto com as associações estaduais. A associação destacou que a semeadura ultrapassou um terço da área projetada, apesar do excesso de chuvas nas regiões produtoras.

(Foto: Sistema CNA)

 

Cádula de Produto Rural (CPR)

Desde 1º de janeiro, é obrigatório registrar Cédulas de Produtor Rural (CPR’s) com valor acima de R$ 250 mil, que representam quase um quarto dos títulos registrados na B3 no último ano. A medida abrange a maior parte das cédulas emitidas nas operações de custeio, permitindo uma maior transparência ao mercado de crédito agropecuário privado. E deve contribuir para reduzir a taxa de juros cobrada de produtores rurais com um bom histórico de crédito e que, hoje, são tratados do mesmo jeito que os de menor pontuação no mercado.

(Foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)

 

Limão para o Chile

O Brasil deve começar a exportar limão taiti neste ano para o Chile. O país vizinho importou US$ 5 milhões da fruta no ano passado e a expectativa brasileira é alcançar 50% deste mercado. A abertura do novo mercado foi viabilizada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segundo nota da assessoria.

(Foto: Getty Images)

 

Fiscais federais

A operação "padrão" de auditores fiscais agropecuários tem afetado a importação de insumos para a produção de ração animal diante da demora no desembaraço das cargas que chegam a portos brasileiros. A movimentação de servidores federais acontece desde o final de dezembro, após o orçamento da União para 2022 prever reajuste salarial apenas para as carreiras policiais.

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

Café da Colômbia

A safra de café na Colômbia, maior produtor mundial de arábica lavado, caiu 9% em 2021, para 12,6 milhões de sacas de 60 quilos, a menor dos últimos sete anos, pelo aumento das chuvas e bloqueios de estradas, disse nesta quarta-feira (12/1) a Federação Nacional dos Cafeicultores. Este é o segundo ano consecutivo em que a safra colombiana de café cai. Em 2020, a produção de café caiu 6%, para 13,9 milhões de sacas. O país não registra colheita inferior a 13 milhões de sacas desde 2014, quando chegou a 12,1 milhões de sacas.

(Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez)

 

Rio São Francisco

(Foto: TV Brasil/Mauricio de Almeida/)

 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informou nesta quarta-feira (12/01) que a bacia do Rio São Francisco está em condição de cheia em função das fortes chuvas nos primeiros dias do ano. A situação preocupa as localidades de ribeirinhos que vivem às margens do rio e seus afluentes.

Resistência a antibióticos

 

A Resistência a Antibióticos (RAM) é um processo natural, que ocorre ao longo do tempo, dentre as espécies de microrganismos. No entanto, estudos apontam que esse processo tem sido acelerado, criando linhagens de bactérias, vírus, fungos e parasitas que ameaçam o meio ambiente, a agropecuária, a saúde animal e a humana. E indicam como um dos motivos o uso inadequado de medicamentos para humanos e animais. Conheça algumas das ações necessárias destacadas pela agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO) e outros especialistas.

(Foto: FAO/Luis Tato)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply