Skip to main content

O verão começa, oficialmente, nesta terça-feira (21/12), com previsão de tempo úmido e chuva em grande parte do território brasileiro, especialmente no Centro-oeste e norte. De acordo com a Climatempo, nessas regiões, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Já na área Centro-sul do país, o sol predomina, especialmente no norte do Paraná, em Mato Grosso do Sul e em quase todo o estado de São Paulo.

Ameaça de chuva em lavoura de soja em Tocantínia (TO). Região centro-norte do Brasil deve ser mais chuvosa neste início de verão  (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

De acordo com o boletim de monitoramento climático da Climatempo, a semana deve ser de chuva na região Sul da Bahia, com volumes previstos de até 250 milímetros, o que requer atenção dos produtores de cacau, café e criadores de gado, já que o excesso de chuva pode prejudicar os campos. Fruticultores do Vale do São Francisco e produtores de grãos do oeste baiano também poem esperar chuva. Assim como em áreas do nordeste de Minas Minas Gerais, norte e sudoeste de Mato Grosso, além de Goiás e Tocantins.

"A chuva mantém elevada a umidade do solo e garante o desenvolvimento das culturas, mas também aumenta a incidência de doenças, como a Mancha-alvo da soja, além de atrapalhar atividades de manutenção de diversas lavouras", diz a Climatempo.

saiba mais

Fundação MT relata ocorrência de mancha-alvo em lavouras de soja no cerrado

Safras reduz previsão de colheita de milho do Brasil em 3 milhões de toneladas

 

Na região cento-sul do país, a semana deve ser de pouca chuva, aumentando ainda mais as preocupações dos produtores do Rio Grande do Sul e do Paraná, onde a estiagem já traz perspectivas de quebra de safra. A perspectiva é de tempo seco e temperaturas elevadas não apenas nesta semana, mas também no período entre 27 de dezembro e 2 de janeiro, quando a chuva perde força no sul da Bahia, mas permanece sobre outras áreas em estados do norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

Segundo a Climatempo, a chuva deve chegar ao sul, mas será tarde para muitas áreas de milho de verão. A partir da segunda semana de janeiro, informam os meteorologistas, os modelos usados como referência para as previsões apontam para o retorno de chuva dentro da nornmalidade no Paraná, estendendo-se para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

"O fenômeno La Niña prosseguirá e seus efeitos ainda serão vistos no Norgte e Nordeste,m com chuva acima da média, e, no Rio Grande do Sul, com chuva abaixo da média no primeiro trimestre de 2022", informa a Climatempo.
Source: Rural

Leave a Reply