Skip to main content

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira seu apoio a um novo mecanismo de mercado de capitais que emitirá títulos com grau de investimento e levantará novos financiamentos significativos para aumentar a energia limpa e a infraestrutura sustentável nas economias emergentes.

Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, na COP26 (Foto: Yves Herman/Reuters)

 

Ressaltando a urgência de agir para deter o aquecimento global, a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, disse na conferência climática COP26, que acontece na cidade escocesa de Glasgow, que os Estados Unidos se unirão ao Reino Unido no apoio ao novo mecanismo de mercado de capitais do Fundo de Investimento Climático (CIF) e seu inovador mecanismo de estrutura de alavancagem.

Ela acrescentou que a iniciativa ajudará a atrair novos fundos climáticos privados significativos e fornecerá 500 milhões de dólares por ano para o Fundo de Tecnologia Limpa do CIF, bem como seu novo programa de investimento de Transição Acelerada do Carvão.

saiba mais

De olho na COP26, setor florestal quer discutir situação de áreas públicas para combater ilegalidade

Aposta do Brasil na COP, Cédula do Produto Rural Verde esbarra em regulamentação

 

O CIF foi criado em 2008 para mobilizar recursos e investimentos em países de baixa e média renda. Ele atraiu cerca de 10,5 bilhões de dólares em promessas de 14 países contribuintes e alavancou 61 bilhões de dólares em financiamento de outras fontes para projetos que beneficiaram 72 países até o momento.

"A crise climática já está aqui. Este não é um desafio para as gerações futuras, mas um que devemos enfrentar hoje", disse Yellen em comentários preparados. "Enfrentar este desafio exigirá a transformação total de nossas economias intensivas em carbono."

O empreendimento deve custar entre 100 trilhões a 150 trilhões de dólares pelas próximas três décadas e também oferece enormes oportunidades de crescimento e investimento, disse ela.

60% de chances

O enviado dos Estados Unidos para questões climáticas, John Kerry, disse nesta quarta-feira que os compromissos atuais de redução das emissões de carbono significam que o mundo tem 60% de chance de limitar um aumento médio da temperatura a 1,5 grau Celsius.

Falando em um café da manhã com prefeitos de todo o mundo durante a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima em Glasgow, Kerry disse que, com os compromissos recentemente assumidos durante a COP26, cerca de 65% do PIB global estava agora coberto por planos de mudança climática implementáveis.

"Mas isso significa que 35% não está. E não podemos fazer isso sem esses 35%", disse Kerry. "Você não consegue fazer isso a menos que todos nós estejamos dentro."

Ele também destacou a importância de o mundo atingir seu objetivo de reduzir pela metade as emissões globais até 2030 se quisesse chegar à emissão líquida zero até meados do século.

"2050 também já era se você não chegar a 2030", disse ele.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply