A edição de outubro da Revista Globo Rural chega às bancas, ao site e ao aplicativo Globo+ destacando a força do campo na bolsa de valores. A reportagem de capa detalha os IPOS de seis empresas do agronegócio, que resultaram na captação de R$ 9,22 bilhões neste ano, ampliando a representatividade do setor no painel da B3.
(Foto: Globo Rural/Estúdio de Arte)
A entrevista do mês é com Sérgio Pinto, diretor de inovação da BRF. O executivo fala tudo sobre a carne cultivada que deve chegar em 2024 no Brasil. Feito de células, sem abater animais, o produto promete revolucionar a pecuária.
Em Mudanças Climáticas, o assunto é a Conferência do Clima da ONU, a COP 26. Com a “reputação em chamas”, você vai entender o que a participação do Brasil pode legar ao agronegócio e ao meio ambiente do país.
Sobre Recursos Hídricos, a edição aborda um estudo do MapBiomas que identificou a abertura de cerca de 50 mil poços artesianos no arco do desmatamento. A pesquisa aponta também que o Brasil perdeu 15,7% de superfície de águas desde o começo dos anos 1990, sendo 360 mil hectares só na Amazônia.
saiba mais
Como será a carne cultivada que vai chegar aos mercados do Brasil em 2024
Podcast revela bastidores da produção da carne cultivada que chegará ao Brasil em 2024
Em Meio Ambiente, o assunto é “como ser verde”. A reportagem revela 16 soluções sustentáveis apresentadas por um estudo que indica como os municípios podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Em Agricultura, a edição aborda o trigo e as “sementes piratas”. Você vai entender como a ilegalidade nas vendas do insumo aumentaram com o crescimento da área cultivada.
No Café, o assunto é controle biológico. Entenda como a diversificação de culturas aumenta a população de organismos que ajudam a controlar as pragas dos cafezais.
saiba mais
Brasil nada tem de concreto a apresentar na COP-26, avaliam ambientalistas
Bancada ruralista discute COP26 com ministros do Meio Ambiente e Agricultura
Você vai ler sobre o “Casamento perfeito”: um cruzamento industrial que une o melhor das raças zebuínas e europeias nos criatórios brasileiros para a produção de carne macia e saborosa.
O fogo nos biomas é assunto na edição de outubro da Globo Rural. As altas temperaturas, fortes ventos e baixa umidade têm favorecido incêndios em todas as regiões, como na Chapada dos Veadeiros que já perdeu 21 mil hectares.
A edição também faz um retrato do seguro agrícola. Hoje no Brasil, mesmo com a expansão, apenas 15% da área cultivada é coberta por algum tipo de proteção, enquanto nos EUA, o percentual é de 80%.
No Agro É Delas, você vai conhecer a produtora rural Maria Margarida Xavier da Silva. Em Ibiúna, interior de São Paulo, ela tem seus grandes valores na terra e uma família inteira entrelaçada com a agricultura orgânica.
saiba mais
Maior estiagem em 90 anos faz fogo se alastrar pelos biomas do Brasil
Incêndios na Amazônia brasileira caem quase pela metade em setembro
No #TônaGR, você vai conhecer a iniciativa de jovens de Goiânia que tocam um projeto de agricultura urbana dentro de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Um terreno vazio e inutilizado passou a ter uma horta, um galinheiro e até um tanque para o cultivo de peixes.
Sobre Mercado, veja como o avanço da colheita derrubou o preço do milho, como o mercado da soja está atento ao câmbio e aos EUA, a pressão da vaca louca sobre a cotação do boi e a manutenção do preço alto ao produtor de leite.
No Mapa da Safra, veja análises da cana, tomate, trigo, laranja, arroz, amendoim, gergelim e café. Em Tempo, você fica sabendo das previsões para outubro em cada região do país, bem como traça um panorama sobre o clima em outras regiões do mundo.
A edição ainda conta com dicas valiosas da vida no campo. Você saberá tudo sobre como criar abelha africanizada e como plantar bromélia. No tradicional GR Responde, tire suas dúvidas sobre a vida na fazenda.
Source: Rural