Skip to main content

Com o objetivo de fortalecer a imagem de sustentabilidade e de qualidade da cafeicultura brasileira em importantes mercados consumidores, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) promoverá ações em cinco países nesta sexta-feira (1/10), quando se comemora o Dia Internacional do Café. As iniciativas serão realizadas na China, Arábia Saudita, Itália, Austrália e Estados Unidos. Incluem exposição e palestras sobre questões ambientais, sociais e econômicos da cafeicultura nacional.

O dia 1° de outubro foi escolhido, em 2015, pela Organização Internacional do Café (OIC) como Dia Internacional do Café com o objetivo de unificar todas as celebrações do produto ao redor do mundo (Foto: Pexels)

 

Em comunicado, o Cecafé destaca que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, embarcando o produto a mais de 120 países. “Produzimos com muita qualidade e, principalmente, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, graças ao investimento que o setor faz em pesquisa e tecnologia e à capacitação que as entidades de classe, como o Cecafé, fornecem aos produtores”, diz Marcos Matos, diretor geral do Conselho, na nota.

Para a China, o Cecafé enviou previamente amostras de diversas regiões produtoras, que foram avaliadas pela rede de cafeterias Mellower Coffee. A empresa, junto com a Embaixada do Brasil em Pequim, será parceira da ação “Mês dos Cafés do Brasil”. Grãos cultivados no sul de Minas, Chapada Diamantina (BA) e Alta Mogiana (SP) serão apresentados aos consumidores chineses, que poderão também degustar a bebida.

saiba mais

Cup of Excellence define participantes da fase final no Brasil

Mudanças climáticas abrem caminho para cultivo de café nos Estados Unidos

 

O objetivo é promover as variedades brasileiras no mercado local, que, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, tem grande potencial de demanda. Entre 2010 e 2020, as exportações ao país cresceram 390%, além de registrarem aumento constante no consumo da bebida, sobretudo entre jovens mulheres.

Iniciativa semelhante será realizada na Arábia Saudita, na Embaixada do Brasil em Riad, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Segundo o Cecafé, embora o chá ainda seja predominante no país, o consumo de café vem aumentando, especialmente entre os jovens e em ambientes frequentados por turistas, como hotéis e shoppings. O que vem despertando a atenção de importadores, que compraram 74 mil sacas do Brasil entre janeiro e agosto de 2021.

Em Roma, na Itália, está prevista uma exposição com curdoria do Museu do Café, com material sobre formas de cultivo e práticas sustentáveis na produção, além da influência da imigração italiana sobre a cafeicultura brasileira. Quarto principal destino do café brasileiro, nos oito primeiros meses deste ano, a Itália importou 1,829 milhão de sacas.

saiba mais

Cooxupé: colheita de café da safra 2021 atinge 98,79% até o dia 17 de setembro

Conab estima produção de café em 46,78 milhões de sacas de 60 quilos

 

Nos Estados Unidos, as ações de promoção do Cecafé começaram já na quinta-feira (30/9), com a palestra do diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, no webinar “Celebrating Coffee: The World's Drink”, realizado pelo Consulado Geral do Brasil em Nova York, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-EUA. Além disso, estão previstas sessões de degustação da bebida. O país é o maior importador de café brasileiro. Até agosto, foram 5 milhões de sacas.

Em Sydney, na Austrália, cafeterias servirão a bebida em copos customizados. Por meio de um QR-Code, o cliente terá acesso a uma página com informações sobre o produto nacional.

saiba mais

Geada trouxe perdas no café e afetou renovação de canaviais

Consumo de café solúvel no Brasil sobe 3,7% entre janeiro e agosto

 

Segundo o diretor geral do Cecafé, a entidade também divulgará, em suas redes sociais, vídeos em celebração à data (eles terão traduções para inglês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, árabe e russo). “Com as ações do Dia Internacional do Café, pretendemos ampliar a visibilidade da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental dos cafés do Brasil, contribuindo para a manutenção de nossa participação em mercados tradicionais e à evolução nos novos e emergentes países consumidores”, diz Matos.

Leia mais sobre Café
Source: Rural

Leave a Reply