Skip to main content

A safra de algodão 2020/21 da Bahia, um dos principais Estados produtores da pluma no Brasil, deve apresentar queda de 13% em volume e de 15% em área na comparação com a temporada anterior.

A projeção é da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), citando uma pressão da melhor rentabilidade gerada pelos cultivos de soja e milho. Segundo a entidade, a colheita no Estado, iniciada em 28 de maio, deverá resultar na produção de 520.363 toneladas. A área de plantio foi estimada em 266.662 hectares nesta temporada.

Colheita de algodão na Bahia (Foto: Divulgação/Abapa)

 

"Esta redução é explicada pela maior rentabilidade relativa da soja e do milho, que garantem maior liquidez, com menor custo de produção, ainda que os preços da pluma estejam num patamar considerado muito bom", disse a associação, em nota.

Os contratos do algodão negociados na ICE para dezembro, terminaram a quarta-feira (9/6) cotados a US$ 0,8734 por libra-peso, maior patamar desde o final de fevereiro, diante da boa demanda e de condições climáticas favoráveis em importantes regiões produtoras.

saiba mais

Produtores brasileiros de algodão firmam parceria com compradores chineses

Biofábrica e controle biológico reduzem uso de agrotóxicos no algodão em Minas Gerais

 

A Abrapa lembrou, porém, que no período de semeadura a cotação estava em nível bem inferior, a cerca de US$ 0,60, o que deixava a soja e o milho em vantagem ainda maior.

Em comunicado, o presidente da Abrapa, Luiz Carlos Bergamaschi, minimizou a redução de área e produção da pluma na Bahia, afirmando que o cenário reflete a sustentabilidade e a maturidade da matriz produtiva local, que ele vê como "variada e balanceada em função do mercado".

Leia mais notícias sobre Algodão

"A Bahia faz apenas uma safra, o que torna a decisão de plantio ainda mais acurada", acrescentou Bergamaschi. Para 2021/22, ele projeta um crescimento de 5% na área de plantio.

O Estado lidera a produção de algodão no Matopiba – região compreendida por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo a Abrapa, a safra 2020/21 do Matopiba deve atingir 587.067 toneladas, com plantio em 305.351 hectares.

saiba mais

Indústria têxtil prevê escassez de algodão no Brasil com ritmo elevado das exportações

 
Source: Rural

Leave a Reply