Boa noite! Veja as principais notícias do agro nesta quarta-feira (22/4).
Feiras canceladas
Tecnoshow Comigo só voltará a ser realizada em 2021 (Foto: Divulgação/ Tecnoshow )
A Cooperativa Comigo informou que não realizará a Tecnoshow neste ano. A feira, marcada para abril, já havia sido suspensa em razão da pandemia de coronavírus. Assim, a próxima edição será só em 2021. Em 2019, o evento movimentou R$ 3,4 bilhões em negócios.
Outro evento cancelado foi a Agroleite 2020, uma das maiores mostras leiteiras do país, organizada pela cooperativa Castrolanda. O motivo é o avanço do coronavírus. A mostra ocorreria entre 11 e 15 de agosto, em Castro (PR). A próxima edição será em 2021.
Sem posto na zona rural
Em meio à crise do coronavírus, o Ministério da Saúde afirma não ter um registro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atuam nas áreas rurais do Brasil. Em resposta a questionamentos feitos pela reportagem da Globo Rural, via Lei de Acesso à Informação (LAI), a pasta informou que é usado "apontamento de município urbano", adotando a proporção de um médico para cada 2 mil habitantes.
Menos cargas na estrada
(Foto: Thinkstock)
A pandemia do coronavírus reduziu, só na última semana, em 45,17% o volume do transporte de cargas em todo o país, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).
As maiores reduções foram em Maranhão (75%), Mato Grosso (52,8%), Mato Grosso do Sul (51,2%), Distrito Federal (49%), Ceará (48,3%) e São Paulo (47,5%).
Trigo valorizado
(Foto: Rafale Tovar/CCommons)
O preço da tonelada de trigo ficou acima de R$ 1 mil na segunda-feira (20/4) em cinco Estados. A cotação neste patamar é um recorde para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).
Algodão por um fio
O mercado interno de algodão em pluma segue com baixa liquidez nesta semana, segundo os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Muitas indústrias estão usando apenas parte da capacidade de produção e dão preferência para a matéria-prima em estoque.
Exportações de soja
(Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
A consultoria Datagro revisou para baixo a previsão de exportação do complexo soja do Brasil em 2020, de 93,60 milhões de toneladas para 91,90 milhões de toneladas. O novo número ainda seria maior do que o volume embarcado em 2019 (91,78 milhões de toneladas), mas abaixo do recorde de 101,35 milhões de toneladas de 2018.
Biodiesel para a Europa
Nesta semana, devem chegar ao Porto de Roterdã, na Holanda, 3,6 milhões de litros de biodiesel que a JBS exportou para a Europa. A carga saiu da unidade de Lins, no interior de São Paulo, em operação logística conduzida pelo ECB Group Brasil. “Estamos sempre avaliando as oportunidades de mercado”, disse, em comunicado, o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira.
Colheita do café
(Foto: Rogerio Albuquerque)
A colheita mecanizada é um dos trunfos do cafeicultor Leonardo Montesanto, que comanda três fazendas do Grupo Montesanto Tavares, em Angelândia (MG), para evitar que as medidas de distanciamento social, recomendadas para evitar o contágio pelo coronavírus, prejudique a farta safra do café, que começa em meados de maio.
Source: Rural