(Foto: Globo Rural)
O indicador de preços do frango congelado calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) fechou em queda de 6,1% na quinta-feira (2/4), cotado a R$ 4,46/quilo. No mês, a queda foi de 8%.
Os analistas do Cepea observam que após o aumento dos pedidos de compra registrados em meados de março, principalmente pelos mercados, quando o indicador chegou a R$ 4,90/quilo, as vendas desaqueceram do dia 25 de março a 1º de abril.
saiba mais
Paralisações por causa do coronavírus derrubam preços do frango
Eles relatam que os colaboradores consultados nas pesquisas atribuem a baixa liquidez, além da retração da demanda por ser a última semana do mês, à redução das compras por parte de restaurantes, hotéis e demais serviços de alimentação, por causa das restrições par ao combate à pandemia do coronavírus.
Exportação
Os analisas observam que o volume de carne de frango exportado pelo Brasil em março foi praticamente o mesmo do registrado em fevereiro.
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que embarcadas 324,64 mil toneladas de proteína de frango in natura em março, leve alta de 0,1% frente a fevereiro e aumento de 2,2% em relação a março de 2019.
Eles destacam que, no entanto, o ritmo dos embarques diminuiu de fevereiro para março. “Ainda de acordo com a Secex, o Brasil embarcou 14,76 mil toneladas por dia no mês passado, contra 18 mil toneladas/dia em fevereiro e 16,7 mil toneladas/dia em março/19.”
A sustentação no volume embarcado em março esteve atrelada ao maior número de dias úteis. Para os próximos meses, agentes de mercado têm expectativa de que o ritmo dos embarques volte a crescer, fundamentos em uma possível intensificação das compras chineses no Brasil, dizem eles.
Source: Rural